O LONDRINE̅NSE POD e o tratamento do Alzheimer: uma difícil realidade na saúde pública mundial  

Elaine Mateus - pres. Fed. das Associações de Alzheimer

Na edição desta semana, o O LONDRINE̅NSE POD conversa com a presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer e fundadora do Instituto Não Me Esqueças, Elaine Mateus, sobre a doença que atinge mais de 50 milhões de pessoas no mundo inteiro e tem consequências dramáticas para todos os envolvidos. O Alzheimer é uma das demências mais comuns e é considerada um problema de saúde pública.

A entidade, criada em 2017, em Londrina, dá suporte às pessoas com a doença e às famílias delas, realizando um trabalho inédito e inovador no país. O instituto oferece serviços gratuitos que incluem terapias não medicamentosas, palestras, grupos de apoio e orientação. O enfrentamento da doença é um processo dolorido e exige atenção e cuidado não só com quem está com o Alzheimer, mas também, com os cuidadores. Neste caso, as mulheres da família – mães, esposas e filhas – que sacrificam a vida pessoal para se dedicar ao doente.

Nesta entrevista, às jornalistas Telma Elorza e Suzi Bonfim, Elaine Mateus fala de como uma vida mais saudável pode reduzir os riscos de se ter a doença, dos primeiros sinais do Alzheimer e do tratamento onde a socialização é um dos itens fundamentais deste processo. Um tema profundo e emocionante.

O LONDRINE̅NSE POD é produzido em parceria com o ZGMEstúdios e está disponível no YouTube Spotify.

Assista aqui

Compartilhe:

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress