Por Andressa Mendes
Existem dois tipos de Pilates: o Contemporâneo ou o Clássico, também conhecido como original. Antes de tudo, vamos deixar claro que não existe certo ou errado, apenas modos diferentes de ensinar o exercício. Um método foi mantido como criado originalmente e o outro, adaptado.
Agora definindo melhor, vamos falar sobre Pilates clássico: um método de Pilates desenvolvido por Joseph Pilates, onde os instrutores que optam em seguir essa linha ensinam o método da mesma forma em que ele foi criado, somente os exercícios criados ou aprovados por Joseph e utilizando acessórios e aparelhos desenvolvidos por ele, com medidas fiéis.
“Segundo instrutores que aplicam somente o método clássico, a ordem e os movimentos desenvolvidos originalmente são destinados a alcançar todos os benefícios necessários, sendo dispensável o uso de outros métodos, equipamentos e adaptações.” (revistapilates.com.br)
Os exercícios desse método possuem uma ordem pré-definida, número de repetições, transições entre os movimentos e não possuem pausas. Os movimentos são construídos de forma gradual e podem ser adaptados conforme a necessidade de cada pessoa.
E o Pilates Contemporâneo? O método se baseia no original, porém com algumas atualizações, aprimoramentos, mas sempre respeitando o conceito original. Ele permite que se tenha inúmeras possibilidades de exercícios e movimentos, proporcionando um atendimento ainda mais personalizado.
Nesse método, os exercícios já são um pouco mais livres, não existe uma sequência pré-estabelecida e nem um número de repetições. É muito utilizado para reabilitação pelos fisioterapeutas e como condicionamento pelos profissionais de educação física.
Os equipamentos no Pilates contemporâneo também são os criados por Joseph, porém, as medidas variam conforme a marca do fabricante. Outra curiosidade também é que os aparelhos contemporâneos possuem mais molas do que os clássicos e podem-se utilizar muitos acessórios de outras modalidades para tornar a aula mais criativa, como foam roller, faixa, bola… Veja o vídeo:
Mas e com qual método trabalho no meu estúdio? Posso dizer que trabalho com a junção deles, gosto tanto do clássico, quanto do contemporâneo. Tudo depende do meu tipo de aluno, do que ele precisa. Adoro os exercícios clássicos, que tenho a possibilidade de ir construindo até chegar ao original, fazendo com que o aluno enxergue essa evolução e também adoro a possibilidade de mudar um pouco os exercícios, permitindo o uso de acessórios, sendo usado tanto para reabilitar, quanto para “ousar” um pouco mais nos movimentos, dificultando-os. No estúdio, trabalho somente com equipamentos da Physio Pilates, mais atualizados.
Andressa Fernanda M. Mendes
Fisioterapeuta com certificação internacional em Pilates pela Polestar Brasil. Acompanhe nosso Instagram @pilatesandressamendes Conheça o estúdio: Rua Desembargador Hugo Simas, 62 – sala 7
Jardim Jockey Club, (43) 99960-1727
Fotos e vídeo: Acervo pessoal