Você sabe que taça usar para cada tipo de vinho?

front-view-wine-glass-with-little-wine-inside-dark-color-champagne-xmas-alcohol-drink

Por Edmilson Palermo Soares

Mal os termômetros caem e eu encontro a desculpa perfeita para abrir uma garrafa de vinho (e quando sobem também, já que um bom branco ou rose fresquinhos são deliciosos). Se você é dos que adoram a bebida, mas não são profundos entendedores, em algum momento deve ter se perguntado qual taça pegar ao abrir a cristaleira. Os modelos têm características específicas, que valorizam cada tipo de vinho.

Fotos: Ruvolo Glass Company
Foto 1

Os tintos pedem taças maiores (foto 1) A mais popular é a bordeaux, que tem bojo grande e borda estreita que vai bem com opções encorpadas, como cabernet sauvignon, tannat, syrah e merlot, pois o formato ajuda a manter seus aromas concentrados.

Foto 2

Outro modelo bastante usado, o borgonha (foto 2), tem na boca larga um atrativo para quem curte vinhos de aromas mais complexos, como pinot noir e rioja, isso porque ela aumenta o contato da bebida com o ar, e isso libera o chamado buquê mais rapidamente.

Foto 3

Já os brancos e roses devem ser servidos numa temperatura mais baixa do que os tintos. Para evitar que esquentem, o segredo está em usar taças menores (foto3), pois assim você vai repor o vinho mais vezes durante a refeição.

Foto 4

A flûte (foto 4) é a melhor alternativa para os espumantes, pois seu desenho, comprido e estreito, ajuda a manter a perlage (as bolhinhas) da bebida e a direcioná-las para o nariz na hora de beber.

Foto 5

Como vinhos de sobremesa (também chamados fortificados, a exemplo de vinho do Porto) são degustados em pouca quantidade, o certo é servi-los em taças bem pequenas (foto 5). De quebra, elas têm a boca estreita, e, assim, o líquido chega primeiro à ponta da língua, onde o gosto adocicado fica mais evidente.

Outra dica importante: segure a taça sempre pela haste!

Edmilson Palermo Soares

Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral. Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress