Você usaria camisola na rua?

image-9.jpg

Por Ana Paula Barcellos

Se camisola era só para dormir (ou, no máximo, para um café da manhã preguiçoso de domingo), hoje não é mais. A peça que já foi sinônimo de lingerie íntima está mais cool do que nunca. O slip dress (ou vestido-camisola, como a gente chama por aqui) voltou com força total, trazendo seda, renda, alças fininhas e uma vibe que mistura glamour boudoir com pegada urbana.

A moda voltou a apostar na camisola com pegada urbana. Enquanto famosas desfilam com ela e só, a maioria está usando com combinações que tiram um pouco da "intimidade" da peça
Zoe Kravitz no Globo de Ouro. Foto: InStyle

Tudo começou (ou melhor, recomeçou) nos anos 90, quando Kate Moss transformou a camisola em uniforme de rua e fez o mundo inteiro questionar o que era “apropriado” vestir fora de casa. Agora, em 2026, famosas como Zoë Kravitz carregam o bastão, desfilando camisola inclusive no Globo de Ouro deste ano. A trend vem trazer um glamour mais leve, menos rebuscado, mais sensual sem esforço. Corte reto, tecido que desliza no corpo sem apertar, detalhes acetinados ou de renda combinados com outros elementos.

Como estão usando a camisola?

Camisola + jeans + jaqueta bomber: na vibe anos 2000 atualizado. A delicadeza da seda ou cetim contra o jeans destroyed e a jaqueta oversized quebrando a delicadeza, o look fica um street mais atual.

Com robe de renda e botas over-the-knee: versão mais dramática. A leveza da camisola + transparências do robe contrastam com o peso das botas altas. Dá um ar meio gótico-romântico. Ideal para um jantar ou balada.

Casaco de couro + scarpin clássico: jogo de texturas. A suavidade da camisola encontra a atitude do couro e a elegância do scarpin. A intenção é sofisticado sem parecer forçado — tem bem a ver com compromisso de trabalho criativo ou happy hour.

Jaqueta utilitária + botas animal print: com um toque mais aventureiro. A camisola traz o romantismo, a jaqueta utilitária coloca os pés no chão e o animal print dá o punch fashionista.

O lance, pra essa temporada, é: equilibrar o delicado com o bruto. A camisola sozinha pode parecer íntima demais para o dia; mas com outra peça mais casual, existe a possibilidade de um equilíbrio charmoso.

E você já tem uma camisola no armário? Está disposta a tirar ela do “modo pijama” e levar para a rua? Eu confesso que ainda não aderi e não sei se vou. Achei os modelos de slip dress que tem nas lojas por aqui bem caídos e não tenho um exemplar digno de ser visto na calçada. Esse, pra mim, é o maior desafio: encontrar um modelo que eu diga “com esse eu vou!”

Ana Paula Barcellos

Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate.

Me siga no Instagram @experienciasdecabide @yopaulab

Leia todas as colunas Em Alta

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse