Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Maison Valentino, anunciou através do Instagram da grife uma campanha de apoio à Unicef para a compra de doses da vacina contra a Covid-19. A campanha inclui uma nota de apoio e a venda de um moletom, em edição limitada, com o V da marca e a palavra Vaccinated (Vacinada/o).

A peça pode ser encomendada pelo site da Valentino.com por 690 dólares. Todo o valor arrecadado com as vendas do moletom será revertido para a compra de vacinas que serão distribuídas pela instituição em países necessitados.

A Maison espera, com essa campanha, ajudar na conscientização de pessoas que ainda não se vacinaram por serem contra a imunização.
“Ser vacinado não é uma escolha. É uma responsabilidade civil. Não se pode ser livre para escolher respeitar os outros”, escreveu Piccioli.

Para dar um gás ao lançamento, o próprio diretor criativo comprou as cinco primeiras peças e presentou amigos próximos que pudessem ajudar a dar voz à campanha, entre eles a cantora Lady Gaga.
Muita gente criticou a iniciativa no Instagram, que foi chamada de “horrível” e “oportunista” por alguns usuários. Uma usuária escreveu que a iniciativa é horrível já que as vacinas deveriam chegar a todos os países de forma gratuita, sem que fosse necessário fazer esse tipo de parceria. Outros usuários escreveram que se imunizar ou não é uma escolha individual, e que não concordam com a postura da Maison.
Ana Paula Barcellos

Escritora, designer de joias artesanais, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Pinacola e Ana Diana.
Foto: Valentino