A logomania está de volta, definitivamente. Embora algumas marcas nunca tenham deixado de vender peças de roupas e acessórios com sua logo estampada – e de forma nada discreta -, essa tendência volta com tudo, principalmente em acessórios e meias.

No streetwear, as peças já vêm chegando com logo gigantes em basicamente em todas as peças, principalmente camisetas e moletons – embora calças também tenham aparecido com as pernas bastante estampadas com logos, sempre numa pegada bem urbana. Ainda assim, essa volta se dá de forma menos casual que no início dos anos 2000, por exemplo. Agora, não é só estampar a logo, são versões mais charmosas da logo e em artigos de luxo, numa tentativa mais requintada.
A principal peça do momento já é a meia-calça. Labels como Gucci, Chanel e Fendi, sabendo que a aposta seria certeira, já estão com modelos bombando por aí!

Essa tendência tomou novas proporções e virou boom total depois do desfile da Chanel – que também costuma abusar das logos em várias peças – na Semana de Moda de Paris. Um dos relatórios mais recentes da Lyst mostra que a busca por meias com logo de grifes badaladas tiveram um aumento de 61% de setembro pra cá.
Os padrões bordados nas meias são bastante interessantes – e até um tanto charmosos, eu diria. A logo da Chanel, pequenina e delicada, faz a meia parecer quase bonita. Mas quando eu vejo a peça vestida, sendo usada, meio que perde o sentido pra mim.

Explico: eu tenho uma resistência enorme a vestir peças com logos de grifes, sejam elas famosas ou não. Acho cafona. Me lembra aquela época da adolescência em que a gente usa determinadas roupas para se integrar a um determinado grupo, para mostrar que possui status. No fim das contas, a intenção é essa mesma, não é? Exibir.
Me lembro também de que no início dos ano 90 o grande hit aqui no Brasil eram as calças da Ellus. Os preços eram altíssimos e não bastava comprar qualquer modelo, tinha que ser um que tivesse a etiqueta com a asa da marca bem evidente. E usar fazendo par com a t-shirt, também da Ellus, com aquela big asa que ia dos peitos até cintura. Detalhe: a calça era Santista, como quase todas, vinha com uma qualidade melhor, mas não o suficiente para custar quase 4 vezes mais. De novo, você paga pelo status que vem junto com a roupa, né?

Outra parte ruim dessa tendência, além da cafonice, é que depois durma-se com o barulho das milhares de imitações mal acabadas sendo vendidas por aí, tudo para lucrar muito e ajudar a levar adiante uma tendência… cafona.
Para quem se interessar, um par de meias com logo de grife bordada custa a partir de R$ 2000 (a da Chanel custa 4 ou 5 vezes mais) e já pode ser adquirido pela internet.
Ana Paula Barcellos

Escritora, mocinha do medalhão persa, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Madame B., Maria Jujuba Rock e Pinacola.
Foto: Dior/Divulgação