Por Marcelo Rafael Fabrão
Que o mundo vive numa verdadeira metamorfose ambulante, todos nós sabemos. Seja pelos avanços tecnológicos, mudanças culturais, pelas novas demandas da sociedade, entre outros. O que a grande maioria dos políticos ainda não entende é que eles também precisam estar atentos a essas mudanças e se adaptar a elas para se manterem competitivos e relevantes. E é aqui que entra o Political Branding.
Branding abrange toda a percepção que a pessoa tem de uma marca, desde os seus valores e posicionamento até a forma como se comunica e se relaciona com seu público.
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Político é marca! E toda marca precisa ser muito bem gerida. Priorizar o branding na estratégia do mandato ou campanha eleitoral passou a ser fundamental. Até porque, políticos em eleições parecem mais commodities, sem diferença alguma uns dos outros. Mesmas poses, mesmas roupas, mesmas promessas, mesmo tom, mesmo “isso” e mesmo “aquilo”. Falarei mais sobre isso um outro dia!
Mas o que é Political Branding e qual a sua importância?
Political Branding é muito mais do que apenas a construção de uma marca. Ela envolve a criação de uma identidade única, significativa para um político e que vai além do logotipo ou slogan. É uma forma de expressar os valores e propósito do político, assim como sua personalidade e cultura.
Ela se concentra na construção de uma conexão emocional entre marca e público e na criação de uma experiência única para o eleitor, que pode ser alcançada por meio de uma comunicação consistente e coerente em todos os pontos de contato do político com o cidadão, desde a identidade visual, gestão de respostas, redes sociais, entre outros. Todo mundo precisa de construção de marca e políticos não são exceções!
Nos dias atuais, a comunicação com o eleitor deixou de ser pontual, em momentos específicos, mas passou a ser perene, ao longo do dia todo. A campanha está sendo trocada pela companhia e um político que não é uma marca, e que não entende essa mudança, corre sérios riscos.
Agora imagine se atrever a fazer parte do dia a dia de alguém não sendo relevante, falando o quiser e de qualquer jeito?
Em suma, Political Branding é gestão de marca política e para gerir marcas políticas é necessário entender de comunicação, marketing e estar envolvido no contexto político. Por outro lado, é preciso ouvir o ativo mais importante da marca, que não é o político, é o eleitor.
Entende agora que não se resolve muita coisa se fizer uma logo legal sem ter como base as percepções do eleitorado? Steve Jobs definiu o designer como função e não forma; e Political Branding é forma!
Na política, a imagem é tudo. Políticos, em unanimidade, tentam criar uma imagem que ressoe com seu público e que os levem, no dia da eleição, a votar neles. Eles estão errados? De maneira nenhuma! Mas, infelizmente, a forma como se tenta construir isso deixa a desejar. Construir uma marca política relevante e coerente leva tempo.
Outra coisa, uma marca não é construída e depois esquecida pela equipe ou pelo político. É preciso levar a sério sua gerência. Gestão de marca é um assunto sério!
Por que Political Branding agora?
Porque ou você se posiciona ou vão posicionar você, simples assim. Antes, não havia diálogo político/eleitor. Políticos falavam massivamente e o eleitor ponderava, de forma simples, se “sim” ou se “não”. Agora é mais complexo. Se eu amo uma marca e acredito em seu propósito, eu a sigo nas redes sociais, eu voto nela, compartilho com meus amigos, escrevo sobre a marca, defendo e dissemino-a. O eleitor tem o poder de ajudar a marca a se desenvolver. Agora ele tem a força!
Essa transformação aconteceu quando a internet deu voz ao eleitor. A internet deu a ele a oportunidade de se fazer ouvir deixando de ser um telespectador passivo e passando a ser co-criador da informação. Co-criador ativo.
Não se trata mais de uma relação comercial entre político e votante, se trata de uma relação de diálogo onde o eleitor ouve, mas também fala, argumenta, cobra e exige. É tudo sobre ter a melhor experiência e toda experiência gera memórias. Lembre-se disso!
Qual a memória que o eleitor terá da sua marca? Não é mais sobre o político para o eleitor e, sim, da marca com o eleitor.
Branding são várias coisas ao mesmo tempo: é construção e gestão da marca, é verbo no presente contínuo, é a longo prazo e envolve todo mundo. Political Branding é a construção de uma marca política enquanto ela for verdade.
Este texto foi elaborado em parceria com a jornalista Patricia Dapper.
Marcelo Rafael Fabrão
Atuo no marketing político há 16 anos e como marqueteiro político à frente de campanhas eleitorais, desde 2015. Sou casado, pai de dois meninos lindos, Filipe Lucas e Davis Luiz. Em 2020, no meio daquela pandemia infernal, percebi a importância do branding na estratégia de comunicação eleitoral, mas não como designer e sim, como gestão. E deu certo. Além de consultor de Marketing Político, também sou estrategista de Marcas e diretor de um Instituto de pesquisa. Me siga no Instagram @marcelorfabrao, Linkedin e visite nosso site agência.fabbron.com.br
Foto: Freepik
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.
1 comentário
Incrível percepção sobre Branding político, assunto extremamente relevante em tempos atuais.
Parabéns pelo conteúdo e lê-lo profissionalismo