Eduardo Lhamas, com seu jeito irreverente, quer emocionar e mostrar que o jornalismo não tem só notícias pesadas
Telma Elorza
O LONDRINENSE
O jornalista londrinense Eduardo Lhamas é o novo youtuber da praça. E tem tudo para fazer sucesso. Ele estreou na terça-feira (16), um canal próprio no Youtube para fazer o que gosta: vídeos divertidos e emocionantes. Eu, que sempre fui fã assumidíssima de Lhamas, com seu jeito irreverente de fazer jornalismo, já me inscrevi e chorei com o vídeo postado. Esse aqui, embaixo. Assista. Eu espero.
Assistiu? Ótimo, já se inscreve lá, que vem muita coisa boa.
Para quem não conhece (o que acho meio difícil, mas sei lá, pode ser alguém que se mudou agora para a região Norte do Paraná), Lhamas trabalhou na RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, por 12 anos, 10 deles em Londrina, a cidade natal. Foi o repórter que contava histórias de gente, de pessoas como nós, de uma forma emocionante e irreverente. Muito difícil não rir enquanto absorvíamos as informações que passava
O que sempre caracterizou suas reportagens foi essa forma leve com que tratava vários assuntos. Também dava para perceber que ele se envolvia emocionalmente com as histórias que contava, o que, para o telespectador, era algo raro nos, até então, sempre sérios repórteres da Globo.
Todo mundo ficou surpreso quando, no meio deste ano, Lhamas saiu da RPC. O que aconteceu? Todo mundo queria saber. E ele quietinho. Mas, o primeiro vídeo do seu canal responde essa questão. As várias reportagens do dia a dia, algumas bem pesadas, foram impactando emocionalmente o profissional. Contar casos de abusos, assassinatos, mortes no trânsito e prisões faziam mal para ele, não eram seu perfil. Resultado? Caminhos separados. Fora da emissora, Lhamas montou uma produtora de vídeos – que atua ajudando profissionais a se posicionarem no mercado por meio de vídeos – e, agora, seu próprio canal no Youtube. “A intenção é mostrar que a maioria das pessoas é boa. Olhar mais para o que é bom”, diz.
Faltava isso no jornalismo londrinense. Agora temos o Virais do Bem. Sucesso ao Lhamas!

Respostas de 3
A tv perdeu um baita repórter e nos ganhamos um cidadão jornalista do bem. Que delicia ver esse menino!
Que video! As emissoras, com suas regras e formalidades, muitas vezes escondem o essencial. Parabéns a Eduardo Lhamas que, num recomeço despretensioso mas certeiro, nos presenteou com uma descarga de humanidade. Sucesso!
Nossa fiquei emocionada com.o.vídeo e com sua matéria. O Lhamas sempre foi diferente e fazendo um jornalismo leve e agora é muito bom saber que vamos nos divertir com ele no youtube.
Obrigada por nos informar Telminha.