Skip to content

Vem aí a 41ª Semana Literária e Feira do Livro no Sesc Cadeião

Um dos maiores e mais tradicionais eventos literários do Paraná retoma neste ano sua programação em formato presencial

O LONDRINENSE com assessoria

De 13 a 18 de setembro, 26 cidades paranaenses vão celebrar a literatura de maneira simultânea. Em Londrina, o evento ocorre na Unidade Sesc Cadeião Cultural, localizada na Rua Sergipe, nº 52, no Centro. A edição abordará a temática “Territórios Imaginários: vozes em trânsito”, com uma proposta de promover leituras, diálogos, discussões e reflexões sobre os espaços habitados, territórios geográficos e simbólicos, pertencimento, imigração, ancestralidade e territorialidade.

Entre os convidados que participarão do evento em Londrina estão o premiado escritor Paulo Scott – autor de Marrom e AmareloO ano em que vivi de literatura; entre tantos – em um bate-papo com Tônio Caetano, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura com o livro de contos Terra nos Cabelos. Eles, mediados por Luigi Riccardi, abordarão a temática As fronteiras da linguagem: experiências para ler e ser lido. O escritor indígena Olívio Jekupé, que é paranaense de Nova Itacolomi e descendente do povo tupi-guarani, é autor de diversos livros em que descreve histórias de seu povo e um ávido incentivador para que outros indígenas trilhem os rumos da literatura. Jekupé abordará o eixo Rio Terra – a terceira margem, com a palestra Literatura indígena na cidade

Na sexta-feira (16), o público poderá participar do bate-papo sobre Os (Des)Dizeres do Corpo com a escritora Jarid Arraes, nacionalmente conhecida por sua coleção de cordéis “Heroínas negras brasileiras”. O papo será mediado pela pesquisadora de autoria feminina Suely Leite.

Para falar sobre Diálogos entre Memórias e Fronteiras, o evento receberá o doutor em Literatura Brasileira Oscar Nakasato e o escritor Santiago Nazarian, que publicaram livros abordando questões de imigração, memórias e transições culturais. Santiago, em 2022, teve seu livro, Fé no Inferno, finalista dos principais prêmios nacionais e internacionais. Eles serão mediados pelo escritor e pesquisador Ricardo Dalai.

O escritor indígena Tiago Guarani-Nhandewa ministrará a oficina Guaranizando, voltada a educadores, professores, mediadores de leitura e público em geral. Ao público infantil, Tiago também será o responsável pela oficina Brincadeiras Indígenas.

Haverá também a performance Não vou mais lavar os pratos e a oficina de escrita Outros saberes, contações e narrativas, ambas com a escritora carioca radicada em Brasília, Cristiane Sobral.

A programação ainda conta com exposições, oficinas de arte, contações de história, cinema, baile, feira de livros, debates e muito mais.

O encerramento, no domingo (18), será com o show Dois em Macramê, dos músicos londrinenses André Siqueira e Natalia Lepri.

Para os curadores do evento, a proposta da Semana Literária é “promover uma série de encontros para a reflexão sobre os vínculos possíveis entre a literatura e os desafios da contemporaneidade, estimulando a imaginação, a criação e a responsabilidade social”. As atividades são gratuitas; e para os shows e espetáculos os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada evento.

Feira de Livros

Por meio de edital, foram selecionadas editoras, livrarias e distribuidoras de livros que comercializarão livros com descontos de no mínimo 20% sobre o valor de capa. Em Londrina, comporão a Feira: Loja Ciranda, Editora Madrepérola, Sebo Sol Nascente e Selo Risco Impresso.

Além disso, haverá diversos lançamentos de obras de escritores locais. A programação completa  pode ser conferida neste site.

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.