Skip to content

Sema faz plantio de mais de 150 mudas em celebração ao Dia da Árvore

De acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente, 3.744 mudas já foram plantadas em 2022 e outras 180 devem ser semeadas até o fim de setembro

O LONDRINENSE com assessoria

Para celebrar a chegada da Primavera e o Dia da Árvore, comemorado nacionalmente nesta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está realizando, ao longo de todo o mês de setembro, diversas ações educativas, como plantio de árvores e palestras em escolas municipais. Este trabalho tem em vista um único objetivo: estimular a conscientização, o respeito e os cuidados com a preservação ambiental em todo o município.

Foto: Emerson Dias/ Arquivo

Segundo o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, ao longo de todo o ano a Sema realiza ações similares a estas, em escolas e outras instituições. Mas, para marcar esta data especial de celebrações, a Sema quer reforçar o compromisso de Londrina com o meio ambiente. “Para a Sema, todo dia é dia da árvore. Um reflexo disso é o nosso comprometimento total com a preservação, buscando conscientizar cada vez mais a população a respeito da importância das árvores para nossa cidade, nos esforçando para melhorar a qualidade de vida dos londrinenses. Somente esse ano, por exemplo, efetuamos o plantio de 3.744 novas árvores na cidade e doamos outras 1.954 mudas”, contou.

O cronograma de celebrações da Sema ao Dia da Árvore teve início no dia 12, quando alunos e professores da Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas e estudantes do curso de Biologia do Instituto Federal do Paraná (IFPR Campus Londrina) se reuniram na entrada da instituição e plantaram 13 mudas de espécies variadas, como sibipiruna; ipês brancos, amarelos e rosas; caroba e pau-ferro. Na mesma semana, as equipes do Viveiro Municipal estiveram no bairro Luiz de Sá e no córrego Bom Retiro para plantar outras 90 mudas de árvores nativas, em ação da Sema em parceria com o Sesc da Zona Norte, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária do Município.

Foto: SEMA

De acordo com a coordenadora do Viveiro Municipal, Sirlei Júlio de Souza, nesta terça-feira (20), a secretaria realizou duas ações na cidade. A primeira foi no Vale do Córrego da Água Fresca (Jardim Quebec), em parceria com a empresa Geo Biogas & Tech. Houve o plantio de 25 mudas de plantas nativas da região do fundo de vale da Rua Malba Tahan. Na segunda ação, realizada com alunos do Colégio Vilas Boas (Jardim Coliseu), a equipe da Sema realizou o plantio de 18 mudas de árvores nativas na Avenida Lucílio de Held, em frente à escola.

A agenda ainda prevê ações na Escola Municipal Machado de Assis (Jardim Nova Esperança), na quarta-feira (21); na E.M Norman Prochet (Jardim Santa Rosa), na quinta-feira (22); e na Usina do Conhecimento (Conjunto Parigot de Souza), sexta-feira (23). “Para fechar esta semana, estamos nos programando para o plantio de 130 mudas de árvores, sendo 30 destas na E.M Machado de Assis, 60 na E.M Norman Prochet e outras 40 mudas de espécies urbanas diversas na Usina do Conhecimento”, disse Souza.

O encerramento da programação especial alusiva ao Dia da Árvore será no dia 29 de setembro, com o plantio de 50 mudas de Ipê-Rosa na Avenida Angelina Ricci Vezozo, em parceria com a empresa Atlas Schindler.

Foto: SEMA

A gerente de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, comentou que, em todas as ações promovidas pela pasta, a Gerência de Educação Ambiental deixa a sua contribuição. “Durante as ações, a equipe do Viveiro Municipal dá as instruções a respeito da maneira correta de fazer o plantio e, logo após, nós da Gerência de Educação Ambiental fazemos um bate papo sobre a importância das árvores, não apenas para a nossa cidade, mas para todo o planeta”, contou.

Para o gerente executivo de Infraestrutura e Sustentabilidade da Altas Schindler, Rodrigo Accioli, o incentivo da Sema para que empresas se engajem na preservação ambiental da cidade mostra a responsabilidade social que a Secretaria tem com o município. “Ações como estas nos relembram da responsabilidade que temos com o nosso país e, para darmos a nossa contribuição, buscamos entender como poderíamos somar esforços para impactar positivamente a sociedade e o plantio de 50 mudas de Ipê Rosa nas imediações da nossa unidade fabril é uma dessas formas”, destacou.

A Sema realiza, constantemente, ações de plantio de árvores em toda a cidade, por meio de parcerias com escolas públicas e privadas e/ou empresas que desejam a experiência prática dessa atividade, explicou Isidoro. Para solicitar o plantio de árvores em qualquer área pública, é só entrar em contato com a Gerência de Áreas Verdes da Sema pelo e-mail areas.verdes@londrina.pr.gov.br ou através do formulário de solicitação de serviço de Educação Ambiental, disponível na página da Sema no Portal da Prefeitura.

Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.