Skip to content

Secretaria do Ambiente participa de iniciativa de ressocialização de apenados

Conduzida em parceria com o Centro de Reintegração Social de Londrina, ação envolve 15 detentos, que realizam plantio de árvores e atividades de manutenção do Parque Arthur Thomas e Viveiro Municipal

O LONDRINENSE com Assessoria

Com o propósito de contribuir para a reinserção social e ensinar um novo ofício a pessoas privadas de liberdade, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) mantém um convênio com o Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon) desde 2019. Por meio da parceria, cuja vigência vai até 2024 e poderá ser prorrogada, 15 apenados do Creslon prestam serviços à Diretoria de Áreas Verdes da Sema.

Diariamente, os participantes realizam ações de manutenção, limpeza e reparos no Parque Arthur Thomas e Viveiro Municipal, assim como o plantio de árvores e trabalhos de jardinagem, entre outras tarefas. Para poder aderir à iniciativa, é necessário pertencer ao regime semiaberto, apresentar bom comportamento, ter predisposição para trabalhar, residir em Londrina e possuir autorização judicial prévia. Como retribuição por seus serviços, os detentos reduzem um dia de sua pena para cada três dias trabalhados, e recebem um salário mensal no valor de R$ 825, equivalente a  ¾ do salário mínimo. Esse valor é depositado em uma conta-poupança, que só poderá ser acessada pelo apenado após o cumprimento de sua pena. Porém, sua família poderá retirar até 80% do salário mensalmente, e utilizá-lo para sua subsistência. Além disso, a Sema oferece alimentação e traslado de ida e volta dos detentos às suas residências já que, por determinação judicial, eles estão cumprindo as penas domiciliarmente – sendo monitorados eletronicamente – por ocasião da pandemia de Covid-19.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, afirmou que o convênio mantido com o Creslon é muito positivo para o órgão, pois permite o reforço de diversas ações operacionais executadas pelos servidores. “É preciso ressaltar, também, que essa é uma iniciativa de ressocialização importantíssima, que oferece novas oportunidades aos apenados e beneficia a sociedade como um todo”, disse.

De acordo com o diretor de Áreas Verdes da Sema, Gerson Galdino, o trabalho executado pelos detentos é de alta qualidade. “Nós fazemos o treinamento deles e, dessa forma, eles são capacitados para suprir parte da nossa necessidade de mão de obra”, pontuou.

Segundo o diretor do Centro de Reintegração Social de Londrina, Reginaldo Peixoto, a instituição promove convênios com órgãos públicos e empresas privadas desde sua inauguração, em 2012. No âmbito da administração municipal, o Creslon também possui parcerias com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Sercomtel Iluminação. “É imprescindível esse tipo de reinserção social. Por meio dela, a pessoa privada de liberdade, de forma progressiva, volta a ficar próxima da família e aprende novos ofícios, que serão aplicados quando estiver em liberdade definitiva”, frisou Peixoto. 

Outras parcerias – A Secretaria Municipal do Ambiente também atua em parceria com o Patronato Penitenciário de Londrina (PLDA). Por meio dessa iniciativa, detentos que estão cumprindo penas alternativas prestam serviços à Diretoria de Áreas Verdes. Assim como no convênio com o Creslon, os trabalhos realizados incluem ações de jardinagem, plantio de árvores e manutenção de espaços pertencentes à Sema. Porém, esses apenados não recebem remuneração e sua carga horária é estabelecida individualmente, baseada em suas penas específicas.

Além da Sema, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) também possui parceria com o PLDA.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.