Skip to content

Prefeitura de Londrina recolhe pneus velhos nesta quinta-feira (26)

Empresas e cidadão comum poderão entregar pneus sem uso, gratuitamente, durante a campanha que acontecerá no estacionamento do Autódromo Internacional

O LONDRINENSE com Assessoria

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema), vai promover nesta quinta-feira (26), das 9h às 16h, uma coleta gratuita de pneus usados. A ação acontecerá no estacionamento do Autódromo Internacional Ayrton Senna, que fica na Avenida Henrique Mansano, 777, no Jardim dos Alpes I, região norte.

A campanha é uma parceria da Prefeitura de Londrina com a Engesol Engenharia e Soluções Ltda. O objetivo é receber pneus velhos e sem uso e dar a eles o destino correto, evitando a poluição do meio ambiente. As pessoas que tiverem pneus armazenados em borracharias, oficinas mecânicas, condomínios ou casas ou em áreas irregulares, como fundos de vale, terrenos baldios ou calçadas, podem entregá-los gratuitamente durante a ação.

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, como concessionárias de veículos, borracheiros, empresas de transporte urbano, revendedores, pequenos geradores e cidadãos comuns. A gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, explicou que não há um limite de quantidade de pneus que podem ser entregues durante a ação. “No entorno do Autódromo Ayrton Senna tem bastante borracharias, por isso estamos reforçando a divulgação, que já vem sendo feita, nos últimos dias, para que eles e todos os interessados de Londrina possam participar. A Engesol, que é nossa parceira, está distribuindo panfletos e nós contamos com a colaboração da imprensa na divulgação da campanha”, disse Pissinati.

O descarte correto desses materiais é importante porque, quando jogados na natureza, os pneus podem acumular água parada, contribuindo para a proliferação de doenças, como a dengue, chikungunya, leishmaniose e giardíase. Ao parar em rios e lagos, por exemplo, os pneus contribuem para o assoreamento e enchentes e quando são queimados soltam substâncias tóxicas para a saúde humana, contaminando o ar e o lençol freático. Outro agravante é tempo que demora para esse material se decompor na natureza, podendo chegar a 600 anos.

No Brasil, anualmente, pelo menos 450 mil toneladas de pneus são descartados por ano, o que equivale a aproximadamente 90 milhões de unidades utilizadas em carros de passeio, segundo o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Para ajudar no descarte correto, em fevereiro de 2019, a Prefeitura de Londrina realizou uma campanha semelhante a atual, onde foram coletados 3.690 pneus. No mês de novembro do ano seguinte (2020), foram recebidos outros 2.229 pneus. Com campanhas como essa, a Prefeitura de Londrina segue o determinado na Resolução 416/2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.