Ainda não há previsão de quando, onde e nem como será feita a limpeza dos banheiros
O LONDRINENSE
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), sancionou a Lei Municipal nº 13.387/22, de autoria da vereadora Lu Oliveira, com o objetivo de proporcionar maior conforto, higiene e acessibilidade para todos os cidadãos, sem distinção, no atendimento de suas necessidades fisiológicas nos espaços públicos da cidade. Para isso, poderão ser instalados banheiros, preferencialmente, em áreas de grande fluxo de pessoas ou com comércio; nos parques e em espaços de lazer e de prática esportiva ou cultural; nos pontos turísticos; e em outros locais dependendo das necessidades de interesse público.
Para que aconteça a instalação dos banheiros públicos ainda é necessário um estudo acerca da quantidade de equipamentos a serem instalados, locais específicos e referências técnicas como o tamanho, modelos e sistema de iluminação e segurança pública. A ideia inicial é que eles sejam colocados próximos aos bebedouros públicos e aos paraciclos, que permitirão apoiar e trancar a bicicleta de forma segura. No momento, essas benfeitorias estão em análise pela Prefeitura de Londrina e a Sanepar.
Mas, não é só isso, é necessário que, após instalados, eles sejam limpos constantemente, ou irão virar mais um problema na cidade.