Oficina oferece o conhecimento básico de produção musical para que adolescentes criem suas
próprias batidas
O LONDRINENSE com assessoria
Compartilhar com o público adolescente os conhecimentos básicos de construção de batidas, para que possam criar suas próprias produções é o objetivo da Oficina de Beatmakers, que acontece no próximo sábado (18), na Vila Cultural Triolé. A iniciativa é do próprio oficineiro, DJ DiQ e gratuita, patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, e é ofertada a adolescentes de 14 a 17 anos. Ao todo serão cinco encontros independentes, de 8 horas cada, para que contemplem os públicos de cinco regiões da cidade de Londrina, Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. As inscrições podem ser feitas por este link.
Atualmente, grande parte da indústria musical global contempla, e tem em alta procura pelos jovens, músicas que utilizam recursos de arranjo (batidas), como a eletrônica, funk, rap, trap, entre outras.
Conteúdos da Oficina de Beatmakers:
• Apostila
• Teoria e prática da construção de batidas
• Arranjos digitais (batidas)
• Fundamentos do Beatmaker
• História da Produção
• Software e máquinas
DiQ, é Dj, Produtor e colecionador de discos. Em 2000, foi fisgado pela música, ao assistir apresentações de DJs, passou a colecionar discos e treinar os primeiros riscos nos rádios 3 em 1. Trabalho dobrado e ausência de equipamentos específicos não emperraram as batidas, só instigaram! Pouco tempo depois, começou arriscar discotecagens em campeonatos de skate. A partir daí, somou experiência, bagagem sonora e mergulhou em pesquisa musical. Dividiu o palco com referências, em mais de uma década de aprendizado e aprimoramento.
Já embalou as pistas de rolês pesados em Londrina (PR), como BARBADA na Casinha, FUNK-ME, BAILE do LP, PALCO ALMA e FESTIVAL ALTERNATIVO DE LODRINA. Apresentou-se também em grandes festas, em diversas Cidades do Brasil, como: ENCONTRO DAS RUAS (Joinville – SC), PILANTRAGI (São Paulo–SP), RECREIO URBANO (Marilia– SP) Bienal de Cultura da UNE (Salvador–BA), JHONNY BE GROOVE (Presidente Prudente – SP), entre outros.
Com seu estilo livre e sem regras, busca aprimorar sua técnica sabendo que a música boa transcende gêneros e que a experiência e tino do DJ são ferramentas poderosas para criar uma levada única dentro de vertentes distintas. Tem como pesquisa principal música Brasileira, mas possui suas raízes nas tantas vertentes da música negra, Funky, HipHop, Disco & Afrobeat, criando uma identidade original às suas mixagens, surpreendendo o público e sacudindo a pista com estilo.
SERVIÇO
Dia: 18 de março
Horário: 9h às 18h (Intervalo das 12h às 13h)
Local Vila Cultural Triolé @triolecultural
Patrocínio: Promic – Programa Municipal de Incentivo a Cultura @secretariadeculturalondrina
INSTAGRAM: @beatmakerslondrina
Inscrições: Por este link
Foto: Divulgação