Skip to content

Mulheres recebem certificado de cursos profissionalizantes realizados pela Prefeitura

Ao todo, 65 mulheres participaram de várias capacitações como de cuidador de idosos, design de sobrancelhas, manicure, pedicure e de unhas em gel

O LONDRINENSE com assessoria

Nesta terça-feira (26), às 15h30, a Prefeitura de Londrina realiza a formatura de 65 mulheres que fizeram os cursos profissionalizantes ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com o Município. A solenidade será realizada na sede do Senac Centro, que fica na Rua Raposo Tavares, 894, no Centro.

Foto: Emerson Dias / NCom

Desde fevereiro até junho deste ano, as formandas participaram de diversos cursos, como de Cuidador de Idosos, profissão que está crescendo com o envelhecimento da população; e do ramo da beleza e estética, como de como Unhas de Gel, Design de Sobrancelhas, Manicure e de Pedicure.

Eles fazem parte de um pacote de profissionalização realizada em parceria com o Senac e a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda; em que o público-alvo foram as mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) e pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM).

Também puderam participar as mulheres que se encaixaram dentro dos critérios de participação do Programa Senac de Gratuidade (PSG) do Senac, como ter renda mensal de até dois salários mínimos e ensino fundamental concluído. A triagem para o preenchimento das vagas foi feita pela SMPM. “A Secretaria da Mulher sempre realizou atividades, cursos, workshops e palestras para capacitar as mulheres atendidas pelos serviços. Mas, sabendo da credibilidade e do conhecimento técnico dos profissionais do Senac não pudemos deixar de firmar essa parceria com eles, porque acreditamos que o empreendedorismo e a geração de renda é o caminho para a independência financeira de muitas mulheres, que estão buscando uma vaga no mercado de trabalho”, disse a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes.

Foto: Emerson Dias / NCom

Além dessas 65 formandas que receberão os certificados, outras já estão com o comprovante em mãos referentes aos cursos de Depilação, de Tortas Doces e Salgadas, e de Salgados para festa. “O resultado dos cursos tem sido muito positivo, porque são áreas ligadas à prestação de serviços. Muitas mulheres já estão trabalhando, conseguiram uma colocação no mercado ou estão atendendo em casa, o que é muito bom para elas”, contou a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Lisneia Rampazzo.

Ao todo, foram abertas 15 vagas para cada curso. Já a carga horária de aulas variou conforme a especialidade, sendo para formação de manicures um total de 45 horas. Já para cuidadora de idosos foram 160 horas de aulas. Para o curso de depilação foram 21 horas de atividades. Para o de confecção de tortas e doces foram 20 horas de aulas, assim como foi para de confecção de tortas doces. Já para aprender a fazer salgados e doces para festas foram 30 horas de muito aprendizado. Para ser design de sobrancelhas e para aprender a fazer unhas em gel foram 15 horas. Por fim, para aprender a maquiar profissionalmente foram 160 horas.

Foto: Emerson Dias/NCom

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.