Skip to content

Mulheres atendidas pela Casa Abrigo e CAM recebem itens de higiene pessoal

Objetivo da ação é ajudar as mulheres que já passaram por violência doméstica e familiar, além de debater a respeito da pobreza menstrual

O LONDRINENSE com Assessoria

Nesta terça-feira (9), às 16h, as mulheres atendidas pelos serviços da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) vão receber a doação de diversos itens de higiene pessoal. Eles serão entregues pela secretária municipal da pasta, Liange Doy Fernandes, por meio da Campanha Solidária Nós Por Elas, na sede da SMPM, que fica na Avenida Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis.

O objetivo da ação é ajudar as mulheres que, muitas vezes, não têm condições financeiras para arcar com os custos mensais de itens de higiene pessoal, principalmente durante o período menstrual. Segundo a organizadora da campanha, Débora Rossi, a ideia surgiu após a Presidência da República vetar a previsão de distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e às pessoas em situação de rua, prevista no Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei Federal nº 14.214).

“Sou estudante de Medicina e sempre tive muita vontade de ajudar as pessoas. Quando vi que o presidente tinha barrado o projeto de lei que previa a distribuição de absorventes para as mulheres carentes, pensei em ajudar de alguma maneira. Como fiz cursinho pré-vestibular durante muito tempo e já trabalhei em vários bares, tenho muitos amigos, professores e conhecidos que poderiam ajudar. Com isso, vi que tenho bons amigos, porque consegui colocar caixas de arrecadação de produtos em 12 lugares diferentes e consegui bastante itens”, disse Rossi.

Durante a campanha foi possível arrecadar 147 pacotes de absorventes femininos, 60 caixas de pasta de dente, 64 escovas de dentes, 20 desodorantes, além de diversos sabonetes, shampoo, condicionador, máscara, lenço umedecido e frascos de álcool em gel. Com o sucesso da ação, a intenção é que a campanha possa ser realizada anualmente. “Sou de Londrina, mas atualmente moro em Buenos Aires. Como deu muito certo, penso em fazê-la novamente nas férias, quando eu vier a Londrina novamente. Enquanto isso, vou continuar divulgando os projetos de lei que têm tratado sobre o assunto, como o proposto pela vereadora Mara Boca Aberta em Londrina e o aprovado por unanimidade em Ibiporã”, pontuou a organizadora da campanha.

Através da parceria com o poder público municipal, a Campanha Solidária Nós Por Elas entregará os produtos doados para à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que destinará às mulheres da Casa Abrigo Canto de Dália e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM). Segundo a secretária municipal da pasta, Liange Doy Fernandes, é importante ressaltar a ação e agradecer pelo empenho dispendido pela idealizadora dada a relevância do ato, na vida das mulheres em situação de superação da violência. “Ações como essas contribuem para o resgate da autoestima da mulher, que se encontra em um momento de fragilidade. Quando elas estão na Casa Abrigo, elas têm acesso aos produtos de higiene pessoal necessários, mas a campanha foi tão assertiva que pensou no pós-abrigamento. Isso nos traz um sentimento de gratidão à idealizadora da campanha e a todos que doaram algum produto”, disse Fernandes.

Apoiaram a ação e doaram produtos os seguintes estabelecimentos: Wezen Vestibulares, Curso Prime Londrina, Colégio Universitário/Medmagno, Curso Saber, Colégio Alternativa, Grupo Pré-Vestibular, Rei Da Rua Burgers, Padaria Pet Londrina, Adriana Jenani Cosméticos, Máximo Villa Paranaguá, Hachimitsu e Quiosque Brahma Londrina.

Foto: Débora Rossi

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.