Skip to content

MARL realiza evento para comemorar seus 10 anos

Evento será no sábado (4), das 14h às 22h, com feira de produtores locais, rodas de conversa e apresentações musicais

O LONDRINENSE com assessoria

Para comemorar seu aniversário de 10 anos, o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) promove neste sábado (4), das 14h às 22h, o evento Fest MARL – 10 anos, com uma programação repleta de atrações. Realizada no Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias, 3.241), a ação incluirá uma feira com a participação de 10 produtores locais, que comercializarão doces e salgados, bottoms, peças de artesanato, quadrinhos e camisetas, entre outros itens.

O espaço receberá, também, duas rodas de conversa. Às 15h, será promovida a atividade “10 anos do MARL – Desafios da ocupação permanente”, em que ocupantes históricos e coletivos que fizeram e fazem parte do MARL vão falar sobre suas trajetórias e expor ao público como funciona uma ocupação.

Em seguida, a partir das 16h, o bate-papo “Arte pública e políticas públicas de cultura: Entraves e avanços para Londrina” reunirá diversos artistas, produtores e pesquisadores, que vão apresentar seu trabalho e discutir suas experiências com as políticas públicas de cultura da cidade. Formada não só por integrantes do MARL, mas também por outros profissionais da cultura, essa segunda roda de conversa tem, como um de seus objetivos, engajar o público com o trabalho desenvolvido por esses produtores.

O evento também conta com uma programação de atrações musicais: às 17h, haverá uma batalha de rimas, promovida pelo Coletivo Máfia; e, na sequência, serão realizadas apresentações da DJ Dani Black, às 19h, e de Luli Rodrigues, às 20h.

É importante destacar que, para quem chegar ao local da ação entre as 14h e as 17h, a entrada é gratuita. Após as 17h, será cobrado ingresso no valor de R$ 15. E, como forma de arrecadar recursos para a manutenção estrutural do prédio do MARL, os responsáveis pelo espaço promoverão também uma rifa durante o evento, tendo como prêmio uma cesta com itens feitos por produtores londrinenses. Cada número será comercializado a R$ 20.

Cultura em Resistência – O Fest MARL – 10 anos é promovido através do programa Cultura em Resistência, iniciativa da Vila Cultural Canto do MARL que teve início durante a pandemia, como uma mostra virtual de trabalhos artísticos de seus membros.

Convertido em ação presencial, o Cultura em Resistência enfocará, em sua nova fase, não só os artistas que fazem parte da Vila Cultural, como também integrantes do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina em geral. Além da ação de sábado (4), o Cultura em Resistência promoverá três outros eventos para celebrar o aniversário de 10 anos do MARL e a retomada das atividades presenciais do coletivo.

Em 1º de maio, será realizada uma ação enfocando o Dia do Trabalhador, em parceria com sindicatos representativos dos trabalhadores de Londrina, com o objetivo de integrar o movimento cultural e a classe trabalhadora. Tendo como tema o Dia do Teatro de Rua, a próxima atividade, programada para 27 de junho, também fará uma homenagem à artista de rua Lua Barbosa, que foi assassinada em 2014. E, no dia 25 de junho, o MARL promoverá um evento que abordará o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

De acordo com o produtor cultural e integrante do MARL, Binho Prado, o fato de que o coletivo está completando 10 anos demonstra que a integração dos trabalhadores da cultura, de forma organizada, vem se mantendo e fortalecendo ao longo do tempo. “Apesar dos obstáculos, essa articulação tem avançado como uma forma de resistência cultural, e vem trazendo resultados importantes. Os trabalhadores da cultura londrinenses têm participado ativamente das discussões sobre as políticas públicas culturais, e inclusive retomamos o Fórum Permanente de Cultura de Londrina. São 10 anos de uma luta que representa a classe cultural e artística, e é preciso ressaltar que esse esforço é permanente; está sujeito a avanços e retrocessos, mas veio para ficar”, frisou.

A Vila Cultural Canto do MARL conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.