Skip to content

Londrinenses estão com dificuldade em agendar vacinação de segunda dose contra covid

Duas pessoas procuraram O LONDRINENSE para informar que não estão conseguindo liberação p porque agenda está esgotada

Telma Elorza

O LONDRINENSE

Duas pessoas procuraram O LONDRINENSE para informar que não estão conseguindo liberação para agendamento da aplicação da segunda dose de vacina contra covid-19, em Londrina. Segundo elas, todos os seis locais de aplicação de vacinas estão com os horários de atendimento preenchidos de hoje (30) até o dia 1. O sistema liberado pela Prefeitura de Londrina não permite agendar para datas posteriores a esse período.

Na quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o cadastramento da vacinação contra Covid-19 para jovens de 22 anos ou mais. Junto com a ampliação do cadastramento, a Prefeitura abriu 19.800 vagas para agendamento até a quarta-feira (1°). De acordo com a Prefeitura, essas vagas poderiam ser utilizadas tanto para agendar aplicação de primeira como de segunda dose.

“Eu fiquei tentando o domingo todo e não consegui. Não sei se é erro de sistema ou esgotaram as vagas. E aí, o que a gente faz?”, disse um deles que não quis se identificar. O tatuador José Cuervo Elorza passou pelo mesmo problema. Desde as primeiras horas desta segunda-feira (30) está tentando agendar sua segunda dose de CoronaVac. Ele tentou todas as unidades que estão aplicando as vacinas em todos os dias liberados. “Algumas até aparecem um ou dois horários, mas quando vou agendar aparece mensagem dizendo que já tinha sido preenchida”, conta.

Mensagem emitida pelo sistema de cadastramento ao tatuador – Foto: Print do site da Prefeitura de Londrina

A recomendação do Ministério da Saúde é que aplicação da segunda dose respeite o período determinado para cada tipo de vacina disponível: CoronaVac é de até 28 dias de intervalo e AstraZeneca e Pfizer, de 12 semanas (três meses). Um relatório recente do Ministério da Saúde mostrou que mais de 1,5 milhão de pessoas deixaram de tomar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 no país e um dos ponto apontados como causa para a ausência pode ter relação com eventuais dúvidas em relação ao intervalo entre as doses dos diferentes imunizantes administrados no país.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o sistema está funcionando e, provavelmente, as vagas devem ter esgotadas. De acordo com a assessoria, uma reunião de balanço e avaliação será feita na tarde desta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Saúde e novas datas de agendamento devem ser liberadas na sequência.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.