Skip to content

FIML tem Noite das Serestas, nesta terça (12)

Show com Lívia Nestrovski e Fred Ferreira é atração no Ouro Verde

O LONDRINENSE com assessoria

A aclamada dupla Lívia Nestrovski e Fred Ferreira (Lívia & Fred), reconhecida internacionalmente pelo repertório inteligente e arranjos de rara beleza, apresenta nesta terça feira (12), às 20h30, no Ouro Verde, um espetáculo que celebra a alma seresteira do Brasil.

No show Unimed apresenta: “Nuvem Rósea, Chão de Estrelas: alma seresteira do Brasil”, Lívia (voz) e Fred (guitarra, viola caipira, bandola venezuelana e arranjos) exploram o universo das serestas, gênero que surgiu em meados do século XIX, no Rio de Janeiro, e deu luz ao que mais tarde se tornaria a canção popular urbana.

O repertório extrapola as serestas tradicionais, unindo passado e presente numa linha que equilibra memória e contemporaneidade. No show, entrelaçam-se obras de Orestes Barbosa, Tom Jobim, Villa-Lobos, Cândido das Neves, Chico Buarque, Mario de Andrade e compositores da cena contemporânea, como Ilessi, Fred Martins e Breno Ruiz, todos alinhados pelo mote do antigo trovador cantando para sua amada.

Segundo os músicos, o retorno à cidade é especial: “Estivemos em Londrina em 2018, no Circulasons, e dividimos o palco com Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik, uma experiência incrível, e estamos ansiosos para voltar e também para rever os amigos que fizemos em Londrina”, explica a dupla Lívia & Fred. “Temos como padrinho o músico Arrigo Barnabé, que é de Londrina, então, estar na cidade é muito especial, porque passa por muitos afetos.”

Repertório

No repertório estão: Malandrinha (Freire Júnior), Cantiga IV (Martin Coodax), Viola de bem querer (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), Noite de São João (Fred Martins/Alberto Caeiro), Viola quebrada (Mário de Andrade), Recuerdos de Ypacaraí (Demetrio Ortiz/Zulema de Mirkin), Brejeira flor (Ilessi/Simone Guimarães), Chão de Estrelas (Orestes Barbosa), Choro bandido (Edu Lobo/Chico Buarque), Luíza (Tom Jobim), Noite cheia de Estrelas (Cândido das Neves), Ária Cantilena (Bachianas nº 5) (Heitor Villa Lobos/Ruth Valadares Corrêa).

Aluna do FIML

Lívia Nestrovski conhece bem o FIML. A cantora já foi aluna do festival, na época em que começava a estudar música, por volta de 2003. “Tinha 14 anos e foi uma experiência muito transformadora e de entender que música era o que eu queria fazer para o resto da vida. Tenho amigos deste momento até hoje e guardo com muito carinho, essa memória.”

Centenas de shows

Ao longo da parceria de mais de dez anos, Lívia & Fred gravaram o disco DUO (2012) e realizaram centenas de shows em quase 20 países das Américas, Europa e Oriente Médio, além de todas as regiões do Brasil, em locais que se estendem da Amazônia ao Monte Líbano, de festivais de literatura em cidades medievais a aldeias indígenas em áreas remotas do sertão brasileiro, do evento de moda mais icônico da América Latina a importantes teatros de Nova York.

Em 2017, foram os primeiros artistas brasileiros a pisar na Síria desde o início dos conflitos no país, apresentando-se na Ópera de Damasco em um evento promovido pela Embaixada do Brasil. Em 2018, produziram e tocaram ao vivo a trilha sonora do desfile histórico da São Paulo Fashion Week “As Mudas”, de Ronaldo Fraga, que é também quem assina seus figurinos.

Em 2019, Lívia ganhou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora, e em 2021, a dupla levou o prêmio de Melhor Videoclipe. Atualmente preparam seu segundo álbum, que flerta com eletrônicos e paisagens sonoras, e um EP/videoálbum, fruto de residência artística no Festival de Arte Serrinha 2020.

Festival

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também pres. da Associação de Amigos do FML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: Sanepar; Promic. Copatrocínio: Husker, Unimed Londrina, Dentalclean; Grupo Marajó; Sinpro Londrina; ONG Arte & Vida. Apoio Cultural: Fundação Meijer Werner/Venezuela; Crillon Palace Hotel; Hotel Crystal Palace; Cultural Inglês e Espanhol; IEIJ-Instituto de Educação Infantil e Juvenil; Radio UEL FM; Bar Valentino; Kery Grill. Apoio Institucional: Colégio Hugo Simas; Colégio Aplicação; Secretaria de Cultura de Apucarana; Orquestra Filarmônica de Alagoas. Realização: Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal.

Foto: Juliana Rocha e Bruno Machado

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.