Skip to content

Dia da Sergipe movimenta o comércio central de Londrina neste sábado (17)

Haverá emissão de documentos, cadastros para vagas de emprego, aferição de pressão arterial, divulgação de cursos profissionalizantes, doação de mudas de árvores, sorteio de brindes, brincadeiras para as crianças, algodão-doce, pipoca e muito mais

O LONDRINENSE com Assessoria

Neste sábado (17), das 9h às 14h, a população de Londrina e região está convidada para comemorar a 11ª edição do Dia da Sergipe. Estão programadas diversas atividades culturais e sociais, que devem acontecer na Rua Sergipe, no trecho compreendido entre as ruas Minas Gerais e Prefeito Hugo Cabral. O evento faz parte do calendário oficial de comemorações do município de Londrina, instituído pela Lei Municipal nº 12.706/2018.

Foto: Emerson Dias / NCom

Para garantir a segurança de todos, das 7h até às 15h de sábado, os agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vão impedir o trânsito de veículos na Rua Sergipe. Isso é necessário para a montagem das barracas e stands. Por isso, durante o período, como a Rua Sergipe estará interditada a partir da Minas Gerais, os motoristas deverão subir à esquerda e os ônibus acessarão o Terminal Central a partir da Rua João Cândido ou da Rua Hugo Cabral.

De acordo com o coordenador do Núcleo Rua Sergipe e diretor-comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Angelo Pamplona, a expectativa é que 50 mil pessoas participem do Dia da Sergipe, que é considerado um dos maiores eventos de rua da cidade. “Com atividades gratuitas de cunho social, cultural e recreativo, o Dia da Sergipe tem o propósito de divulgar uma rua historicamente dedicada ao comércio de Londrina, mas também estimular o exercício da cidadania, incentivando a ocupação saudável e pacífica do espaço público, fomentando bons negócios tanto para os comerciantes quanto para os consumidores da região”, explicou.

Durante o dia, o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko e o Sansey farão apresentações culturais e artísticas; terão atividades recreativas, educativas e brincadeiras para as criança como cama elástica, contação de histórias e pintura facial; emissão de documentos, cadastros para vagas de emprego, aferição de pressão arterial, divulgação de cursos profissionalizantes, doação de mudas de árvores, sorteio de brindes, degustação de refrigerante, energético, algodão-doce, pipoca e muito mais. Todas as atrações serão gratuitas. “O Dia da Sergipe traz grandes contribuições para o Município, não somente com a retomada da economia pós-pandemia, mas também em relação ao turismo, porque traz pessoas da região e das cidades vizinhas para fomentar cada vez mais no nosso centro histórico e o Calçadão, que está ali próximo, por isso consideramos esse dia tão importante para o nosso calendário de comemorações”, disse a diretora de Turismo da Codel, Roberta Zulin.

Divulgação

Para isso, diversas entidades e instituições foram convidadas para participar. Entre elas, a Prefeitura de Londrina, as instituições de ensino superior, uma emissora de televisão, empresários locais, sindicatos e os serviços do Sistema S, entre outros.

Atividades – A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) vai à festa da Rua Sergipe levando o projeto Biblioteca Móvel e os bichos de pelúcia que representam os animais da região. No ônibus da Biblioteca Móvel há livros, gibis e revistas que as crianças podem ler e se divertir. Também serão disponibilizados vídeos que trazem diversos assunto ligados à educação ambiental. O Rotary Clube de Londrina Aeroporto vai doar mudas de árvores.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) estará no evento junto ao Ônibus Lilás, do Governo do Estado do Paraná. O projeto de atendimento móvel às mulheres leva profissionais de diversas áreas para conversar sobre os trabalhos disponibilizados pela rede de serviços de Londrina. Haverá duas psicólogas, uma assistente social e um assessor jurídico para orientar as mulheres sobre os procedimentos a serem tomados em casos de violência, assim como a Gerência de Inclusão Produtiva estará para divulgar os projetos ações formativas visando à empregabilidade das mulheres. O Estado do Paraná conta com dois Ônibus Lilás que, desde 2015, percorrem todo o Estado, estabelecendo o atendimento nas localidades mais distantes e vulneráveis. Em cada município, o projeto consegue atender, em média, 100 mulheres por meio de advogadas, assistentes sociais e psicólogas.

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) vai ofertar seus serviços, com dois servidores municipais que estarão à disposição da população para tirar dúvidas sobre a intermediação de mão de obra, o seguro-desemprego, carteira de trabalho digital e os demais serviços da Sala do Empreendedor. A Organização Social sem fins lucrativos, GERAR, que trabalha com a integração de estagiários e aprendizes para empresas fará o cadastro de adolescentes e jovens que desejam o encaminhando para as vagas de estágio e inserção no Programa de Aprendizagem Profissional.

O SENAI vai dar publicidade aos cursos profissionalizantes e as oficinas disponíveis na região. O SEBRAE fará o atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEI) através da Sala do Empreendedor e a orientação empresarial com o Empreenda+ Londrina. Já o SESI fará teste de acuidade visual e aferição de pressão gratuitos para a população. O SENAC vai levar o “jogo da saúde” com a aferição de pressão, orientações de primeiros socorros, teste de acuidade visual, ajuste e limpeza de óculos, demonstração de métodos de café gelado, massagem rápida e corte de cabelo. Os funcionários do SESC vão desenvolver uma oficina cultural, além das atividades recreativas, como a contação de histórias e a cama elástica para as crianças.

Os agentes de educação da CMTU também estarão presentes com os fantoches e os jogos interativos para as crianças. Os funcionários do Detran/PR vão atender ao público que quiser saber mais sobre consultas à carteira nacional de habilitação (CNH) e ao veículo para saber sobre multas e outros possíveis débitos. Eles também farão atividades de educação no trânsito.

A Secretaria Estadual da Fazenda vai levar servidores para fazer o cadastro no Programa Nota Paraná, e fazer a recuperação de conta e de emissão do cartão com o número do CPF. O Sicredi vai dar consultoria sobre educação financeira. A Associação Mulheres de Negócio e Profissionais de Londrina conscientizará a população sobre doação de órgãos com o projeto Doando Vidas. O Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) vai realizar o atendimento nas áreas de saúde, educação, gestão e meio ambiente. A Positivo vai levar orientações sobre higiene oral, saúde, arborização pública, hipertensão, descarte correto de medicamentos, posse responsável de pets e doação de mudas.

O Corpo de Bombeiros levará o caminhão, a van e a caminhonete de combate ao incêndio. Os integrantes do 5º Batalhão da Polícia Militar vai fazer o policiamento e as orientações de trânsito. A Guarda Municipal de Londrina ajudará no policiamento. A SOS Vida Animal, a Associação Defensora dos Animais (ADA) e o Patinhas Unidas também vão participar.

Além dessas instituições vão participar: Hospital do Câncer, Farmácias Vale Verde, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de Londrina (com a doação de sutiãs com próteses mamárias), a Medicale (com serviço de atendimento médico), a MRV, o grupo do Camelódromo de Londrina, o Sincap (com corte de cabelo), a Sindioptica (com o ajuste de óculos e teste de visão), o Mercadão dos Óculos e as Óticas Diniz, Rede Massa SBT e Massa FM, Refriko, Casas Ajita, Serale e Mega Jeans. Nos últimos dois anos, o Dia da Sergipe foi realizado de forma virtual por causa da pandemia.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.