Skip to content

Copa QI de Xadrez será realizada sábado (9) na Biblioteca Pública Municipal

Inscrições estão abertas e todos os participantes inscritos ganharão certificado, medalha, um jogo de peças e um tabuleiro; os campeões de cada categoria também receberão troféu

O LONDRINENSE com assessoria

Jogadores e jogadoras de xadrez, de Londrina e região, terão mais um evento da modalidade para participar neste fim de semana. Estão abertas as inscrições para a Copa QI de Xadrez, que será realizada neste sábado (9), a partir das 13h30, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413, Centro. O evento contempla diversas faixas etárias e categorias, desde crianças até adultos, incluindo disputas exclusivamente para pessoas idosas.

Os interessados em participar devem acessar o link https://forms.gle/wNLQDPtsfyHpMm4U8 . É cobrada uma taxa de R$ 80,00 por pessoa, e os pagamentos podem ser feitos por PIX, direcionado para xadrezclassicolondrina@gmail.com (titular: Tiago de Almeida). Mais informações podem ser obtidas pelo número (43) 99193-9672 (WhatsApp). Qualquer pessoa pode acompanhar o evento, aberto aos familiares e amigos dos participantes, bem como ao público em geral.

A iniciativa é idealizada pelo professor Tiago Almeida, que promove uma série de torneios de xadrez em Londrina. Ele é mestre nacional e árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). A Copa QI é apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura.

As partidas serão disputadas no formato xadrez rápido, onde cada jogador conta com tempo pré-determinado de 11 minutos (K.O) para realizar todos os seus lances. Sendo assim, os jogos não possuem tempo de acréscimo e totalizam, no máximo, 22 minutos. As regras seguidas são as da Federação Internacional de Xadrez (Fide).

Foto: Divulgação

Ao todo, o torneio traz nove categorias diferentes: Sub-8 (nascidos a partir de 2014); Sub-10 (a partir de 2012); Sub-12 (a partir de 2010); Sub-14 (a partir de 2008); Sub-16 (a partir de 2006); e Sub-18 (a partir de 2004). Ainda há a categoria Master, para pessoas acima de 40 anos; Veterano, com jogadores de 60 anos ou mais; e Absoluto, pela qual praticantes de qualquer idade podem participar.

A novidade deste torneio é que todos os participantes inscritos ganharão, além de certificado e medalha, um jogo novo de peças em tamanho oficial e um tabuleiro. E os campeões de cada categoria receberão todo este kit e mais um troféu. “É um diferencial para atrair o público, já que assim a pessoa pode participar do torneio, recebendo prêmios e ainda um jogo de peças e equipamentos para poder usar em casa com a família”, disse o organizador Tiago Almeida.

Aquelas pessoas que não quiserem receber o jogo de peças, que integra o valor da taxa de inscrição, devem avisar a organização do evento previamente.

Segundo Almeida, os campeonatos mais recentes vêm contando com uma média de 80 a 100 pessoas participando. Ele disse que os eventos estão conseguindo alcançar o objetivo de reunir jogadores e jogadoras de todas as idades. “Implementamos também mais duas categorias, visando dar mais oportunidades principalmente para o público idoso, e fazendo com que os eventos tenham mais atratividade. O objetivo maior é fazer com que as pessoas tenham acesso e sejam motivadas a aderir a uma prática intelectual mais saudável”, destacou.

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.