Liberdade Condicional é o novo e premiado livro de Eduardo Baccarin Costa
O LONDRINENSE com assessoria
Acontece, no próximo dia 26 (sábado), a partir das 16 horas no Facebook e Youtube da Editora Leia Livros, o lançamento virtual do romance Liberdade Condicional, do autor londrinense Eduardo Baccarin Costa. O romance foi o vencedor do IV Concurso Nacional da Editora, na categoria prosa, em 2020, e agora chega aos leitores.
A história conta a vida de cinco pessoas (os poetas Neri Reis e Mario Paulo, os hippies Marien e Fabinho e a feminista Débora) que, numa fuga alucinada da repressão vão parar numa rinha abandonada. Lá, travam uma amizade e partilham de experiências que irão redimensionar suas vidas.
O romance acontece em 1972, no auge do AI-5 e da Ditadura Militar, e é mostrado como o governo encarava seus opositores e as vozes que teimavam em denunciar o regime opressor que estava instalado desde 1964. Também faz menção à chacina ocorrida em Berlim, durante os jogos Olímpicos, quando grupos neonazistas mataram onze atletas da delegação de Israel que participariam da Olímpiada.
Mesmo num ambiente politico tumultuado, Neri, Mario, Fabinho, Marien e Débora procuram não ficar presos a eles. Ao contrário, procuram se reinventar como pessoas, como artistas, como vozes de resistência, fazendo brotar uma amizade profunda e desprendida no sentido mais amplo do termo.
O personagem Mario Paulo é uma homenagem que Baccarin Costa faz ao poeta londrinense Marinósio Filho.
Liberdade Condicional é o início da tetralogia que conta a história de Neri Reis e pode ser adquirido no site da editora (www.leia-livros.com) em versão digital ou impressa (R$ 21,00 e 35,00 + taxa correio, respectivamente) ou com o autor pelo email eduardobaccarin@gmail.com ou pelo whatsapp (43) 98417-7308.
Foto: Acervo pessoal do escritor