Skip to content

Educação virtual com inteligência artificial é ideal para o século XXI

O século XXI trouxe consigo uma série de transformações, desde as tecnológicas até as de tempo. A vida se tornou corrida, cheia de afazeres e cada vez mais as pessoas priorizam atividades que lhes deem prazer. E que inflem o já escasso tempo. Por isso, abandonam padrões estabelecidos e cristalizados por séculos e adaptam formatos que cabem na rotina abarrotada de compromissos. A educação virtual aliada à inteligência artificial é uma dessas realidades.

A educação formal como nós conhecemos hoje vai ficar para trás. Tem seus prós e seus contras, como tudo nessa vida. Todavia, a realidade do futuro é outra. Vamos refletir, fazendo uma volta, para entendermos porque as coisas estão mudando: 1) as viagens (passagens aéreas, hotéis, etc) são sempre mais caras na época das férias escolares, o que tem feito muitas famílias optarem por viajar em plenas aulas; 2) as disciplinas tradicionais tem se tornado obstáculo à formação dos jovens, que não mais estudam obrigados, mas estimulados por aplicações práticas.

Essas duas diferentes novidades dos tempos modernos estão permitindo que uma nova modalidade de estudo se firme e esteja no topo da preferência da juventude: a educação virtual aliada à inteligência artificial. Isso porque 1) possibilita que os estudantes assistam às aulas no momento em que podem, depois de compromissos e afazeres tais quais viagens, aulas de música, esportes, etc. e 2) porque permite aos alunos selecionarem conteúdos com os quais têm afinidade e que lhes dão sentido e significado na vida, deixando para outro momento os “obrigatórios”.

Flexibilidade é a palavra chave da educação virtual com inteligência artificial porque tem ferramentas que adaptam os estudos a cada individualidade. E isso é uma “mão na roda” para a vida que estamos levando nos tempos atuais. Afinal, o estudante, além de poder estudar o que mais gosta, tem chance de assistir as aulas pelo celular enquanto viaja ou pela televisão do quarto se está em casa descansando. Basta um acesso à internet ou ao download de arquivos off-line nas próprias plataformas, igual às de streaming. Não são boas vantagens?

Obviamente as mudanças são um pouco mais lentas que as transformações pelas quais passam o mundo. São certas, entretanto. E sem volta.

Foto: Visual Hunt

Tiago Mariano 

Formado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduado em Ensino e História. Atualmente ministra aulas no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Cambé, no Colégio Maxi, em Londrina, e é coordenador pedagógico da startup londrinense EducaMaker. Em 2018, foi premiado pela Google for Education (2018) com o primeiro lugar nacional no Programa Boas Práticas pela criação de um método de formação de alunos de alta performance.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.