Agência UEL
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu pela suspensão do calendário acadêmico de 2019 para os cursos de graduação a partir deste sábado (6),. Com a decisão, as atividades acadêmicas dos cursos de Graduação ficam suspensas até nova avaliação e deliberação do Conselho. A aprovação ocorreu ontem, durante reunião convocada a pedido do Sindicato dos Professores da Universidade Estadual de Londrina (Sindiprol).
O reitor Sérgio Carvalho afirmou que a resolução prevê exceções como a continuidade das atividades para os estudantes do último ano de quatro cursos, com previsão de formatura em agosto – Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia e Física.
Outros casos que poderão manter atividades durante a paralisação são os programas de mobilidade estudantil nacional e internacional e os estágios vinculados à prestação de serviços. Outras excepcionalidades serão discutidas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) com Comando de Greve.
O Procurador Jurídico da UEL, professor Miguel Etinger, explicou que a suspensão se baseia na autonomia universitária. Ele afirmou que a decisão busca a preservação do interesse público, no caso, um ensino de qualidade e em condições adequadas e a preservação do erário, evitando a duplicidade de gastos com as atividades de graduação.
Segundo a Pró-reitora de graduação da UEL, professora Marta Favaro, a suspensão do calendário possibilita a segurança necessária para que estudantes não tenham prejuízos nos seus estudos, garantindo as condições adequadas e a qualidade de ensino. Neste sentido, foi estabelecido canal de diálogo entre representantes do movimento estudantil e a Pró-Reitoria, com objetivo de solucionar problemas relatados a partir da suspensão do calendário.
Leia a íntegra do documento – Resolução CEPE Nº 034/2019 .
Foto: Agência UEL