Skip to content

Seu dia a dia – Série Bolsa de Valores: o que é IPO?

Nessa coluna, ainda destaco mais uma expressão na série Bolsas de valores. Comentamos anteriormente a respeito da escolha de uma corretora e como identificar o seu perfil investidor. Também abordamos a definição que é uma ação (classificadas como preferenciais e ordinárias). Nesse mercado existe outros termos que provavelmente já deve ter lido ou ouvido falar em algum momento, como a expressão IPO.

IPO (Initial Public Offering), na tradução, significa Oferta Pública Inicial e se refere quando uma empresa decide abrir seu capital e vender suas ações na Bolsa de Valores (B3) pela primeira vez. As empresas, ao fazer isso, tomam o primeiro passo para se tornar uma sociedade anônima (S.A.).

E mais, ao entrar no mercado de ações, há um leque de possibilidades para a empresa que vai da procura de novos sócios, uma expansão nos negócios, internacionalização dos produtos, pagar dívidas ou comprar outras empresas. Exemplo disso, foi a Petrobrás que fez um IPO com o objetivo de realizar novos investimentos na exploração de petróleo, ocasião em que participei como investidor.

Já para os investidores, oportuniza a grande vantagem de comprar ações antes delas chegarem ao pregão eletrônico (bolsas). Ou melhor, é possível comprar as ações por um valor bem menor do que o do primeiro pregão. Assim, existe uma real oportunidade de comprar as ações por um preço inicial bem mais baixo.

Claro, sempre existe o risco: o IPO pode valorizar as ações e ocorrer que na Bolsa de Valores não aconteça o mesmo. Então, uma ressalva: como se trata de um investimento mais imprevisível, não se recomenda aos iniciantes a postulante no mercado de ações entrar em IPOs. Sugere-se falar com especialista.

Se desejar saber um pouco mais sobre o assunto, acesse o link.

Se ficou alguma dúvida ou quiser sugerir algum outro assunto, entre em contato por meio de meu email deixando o seu comentário. Isso aí, deixo mais uma leitura de um assunto da economia do nosso dia a dia. Uma ótima semana.

Foto: VisualHunt

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade do Centro Oeste /PR, economista formado pela UEL, pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR, doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), mestre em administração pela Universidade Norte do Parana, aperfeiçoamento em gestão na Drexel University – Pensilvânia, Estados Unidos; e com pós-graduação em maçonologia: história e filosofia, estatística, comportamento organizacional e marketing. Autor dos livros: Sistema de Informação de Marketing (SIM): Ferramenta de Apoio com Aplicações à Gestão Empresarial – Editora Altas (2010); Estudos em Administração com Enfoque em Pesquisas Quantitativas, Editora Apprehendere (2018); Cidades e Informações inteligentes para os cidadãos, Editora Appris (2019). Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.