Skip to content

Seu Dia a Dia – Descubra quando vale a pena pagar à vista

Recebi comentários a respeito do pequeno percentual de 3% de desconto atribuído ao IPVA para pagamento à vista. De fato, parece um valor baixo, que acredito não estimular a quitação do débito. Logo, se imagina, que um bom desconto seria a partir de dois dígitos, como 10%, que foi o caso de Londrina, referente ao IPTU.

No entanto, olhando a abordagem financeira, é certo ser mais favorável o pagamento do IPVA à vista.

A partir desse tema, indico uma tabela ilustrativa para ajudar na tomada de decisão, o que reforça que não é necessário ser especialista em finanças.

A simulação é para um valor de R$ 1.000,00 e opções de pagamento de 2 a 10 parcelas (mas pode ser utilizada para qualquer valor). Para elaboração da tabela, considera-se uma taxa mínima de 0,5% ao mês como possibilidade de alguma remuneração no mercado financeiro.

Explicação da tabela:
Coluna A: refere-se ao número de parcelas.
Coluna B: refere-se ao valor fixo de cada parcela.
Coluna C: refere-se ao % mínimo aceitável de desconto. Para ser vantajoso tem que ser acima disso.

Veja:

Exemplo:
O caso do IPVA, com a opção de pagar em 5 parcelas iguais ou desconto a vista de 3%, ao consultar a tabela, Coluna C, apresenta o percentual mínimo aceitável de 1,5%. Nesse sentido a conclusão é que vale a pena pagar à vista devido ao desconto de 3% ser maior que o 1,5% (ver Coluna C: 3% > 1,5%). Caso o desconto fosse exatamente 1,5%, implicaria, que tanto faz pagar à vista ou a prazo. Por outro lado, se o desconto fosse menor que 1,5%, valeria a pena pagar à prazo.

Use a tabela como “cola”, guarde ou faça um print. E, quando precisar, vai descobrir se compensa pagar à vista conforme o desconto prometido.

E não menos importante, lembre-se que com dinheiro em mãos tudo fica mais favorável na negociação. Então, vamos à “pechincha”.

Fica a dica. Desejando mais esclarecimento sobre o assunto da economia do dia a dia, mande seu comentário.

Desejo uma excelente semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: fb.me/claudio.luiz.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do 

Foto: Free-Photos

Compartilhar:

1 comentário

  1. Maravilha teus ensinamentos e observações.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.