Temos um motivo de comemoração, a Taxa SELIC caiu novamente. Esse assunto já havia abordado em colunas anteriores sobre os benefícios da queda. Dessa forma, trata-se de um feito histórico já que é a menor taxa histórica desde que a Selic foi criada.
O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central no dia 30/11/19 (quarta-feira passada) reduziu pela terceira vez consecutiva a taxa SELIC que é a taxa básica de juros da economia brasileira.
O corte foi de 0,5 ponto percentual alcançando o patamar de 5% ao ano.
Há ainda boas notícias, segundo o mais recente Boletim semanal Focus do BC (Banco Central) o mercado aposta que a taxa encerre em 4,5% no corrente ano.
Vale lembrar que o COPOM foi criado em 1996 para acompanhar a política monetária do país e estabelecer diretrizes a respeito da taxa de juros de forma transparente.
O COPOM, em suas reuniões, decide sobre a taxa conforme as expectativas de inflação, riscos e a atividade econômica no país. Assim, o BACEN (Banco Central) define a taxa SELIC visando cumprir meta da inflação.
A SELIC serve como referência para todas as taxas de juros do mercado e é um instrumento de política monetária para controlar a inflação e estimular o consumo.
Para entender um pouco mais a desvantagem da SELIC em alta é que os créditos ficarão mais caros e o consumo das famílias cairão. E com a SELIC em baixa, o acesso ao crédito fica mais acessível, estimula as compras e, desta forma, aquece a economia.
Isso é um fator muito positivo para o momento que a nossa economia atravessa e reflete sobretudo no mercado de ações (tema que tenho comentado).
Se desejar saber um pouco mais sobre o COPOM, acesse o link . A próxima reunião do COPOM deverá acontecer em 10 e 11 de dezembro. Vamos acompanhar e ficar na torcida.
Mande seu comentário no meu email se desejar. Desejo uma ótima semana!
Foto: Pixabay
Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com