Skip to content

Mundo Seguro – Você sabe a diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde?

Segundo IBGE, no Brasil aproximadamente 70% das pessoas dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Temos uma rede pública que chama atenção da maioria da população por não ser eficiente na maioria dos casos, com problemas de atendimento e infraestrutura, muito prejudicado pela falta de investimentos, falhas nas distribuições de recursos e uma demora no fluxo de atendimento que em alguns lugares chegam ao descaso humanitário.

Por isso, a preocupação com esse aspecto é uma das maiores. Sempre surge a questão dos gastos com a saúde já que parte significativa do orçamento das famílias ou das empresas – que oferecem esse benefício- vão para planos de saúde.

Pouco conhecido no mercado, o Seguro Saúde tem ganhado cada vez mais adeptos, mas a diferença entre Plano de saúde é desconhecida pela maioria das pessoas. De qualquer forma, a confusão entre ambos se justifica, pois, planos e seguros saúde são parecidos, mas não são a mesma coisa. Até mesmo a Agência Nacional de Saúde(ANS), em alguns momentos, estabelece normativas semelhantes inclusive com relação a carências.

Vamos explicar melhor.

No plano de saúde é feito um contrato entre o cliente e operadora, empresa que será responsável por administrar e credenciar médicos, clínicas hospitais, centro de atendimentos, laboratórios, criar toda cadeia de atendimento para que seja executado o serviço de atendimento. O cliente paga um valor mensal e usufrui dessa rede de atendimento já estabelecida, quando necessário.

Já o seguro saúde é feito através de uma seguradora, onde é emitido uma apólice de seguro. Seu atendimento não restringe somente a rede referenciada, mas permite ao cliente segurado a usar qualquer serviço médico que venha a escolher, sobre a condição de solicitar a seguradora o reembolso, conforme regras do contrato, podendo optar também pela opção sem qualquer participação.

Ainda hoje também existem diferenças na regulamentação dos dois planos, pois as operadoras de planos de saúde e cooperativas ainda não possuem cobertura de resseguro. Mas o que seria o resseguro? É um contrato onde o ressegurador assume o compromisso de indenizar a seguradora (cedente) pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro. Este é um grande diferencial hoje, a seguradora ou seguro saúde, tem uma garantia contratual sobre a saúde financeira de sua operação.

Mas a grande diferença entre o Plano e o Seguro de Saúde pode ser percebida na prática: o plano de saúde limita o cliente a usufruir única e exclusivamente de sua rede, já o seguro permite escolher hospitais, clínicas, consultas, tratamentos, exames entre outros serviços, além das redes referenciadas que também estão no contrato.

Então poderíamos dizer que o plano de saúde seria um modelo pré-pago, o seguro saúde um pós-pago que visa maior qualidade no todo, e tem seu valor reajustado conforme um índice de frequência de uso, porém com limitador que podem ser mostrado na contratação da apólice, valores dependem de cada caso. Com relação a valores, hoje em dia pode se dizer que, embora o seguro seja um pouco mais caro em alguns casos, vale a pena analisar os benefícios.

Importante escolher um serviço que esteja de acordo com sua necessidade. Se optar pelo seguro, como dica verifique sempre os valores e percentuais de reembolso pois não são integrais e variam entre as seguradoras. Veja também a lista de hospitais a nível nacional do tipo de categoria de plano, irá contribuir com mais opções de atendimento de excelência caso precise. Pergunte como é feito o processo de reembolso e prazo médio de devolução. Vale a pena lembrar: seguro de saúde pode ser adquirido com especialista corretor de seguros.

Nesta última coluna antes das datas festivas, agradeço aos leitores e aos leitores pela interação, pelos comentários e sugestões de textos, que todos tenha um ótimo Natal, e que o ano de 2020 seja repleto de realizações e conquistas!

Foto: Pixabay

Heber Bieniek

Formado em Administração de Empresas, experiência profissional de mais de cinco anos no mercado europeu. Profissional de seguros a mais de 12 anos atuando com gestão de seguros massificados e corporativos na área comercial nas Cias, Bradesco Seguros, Yasuda/Marítima seguros (hoje Sompo Seguros ) e Generali Brasil Seguros. Atualmente consultor no segmento securitário na Open Line Brasil Seguros e Consórcios.
Mande sua sugestão ou dúvidas para heber.bieniek@gmail.com ou  (43) 3321 0015 (whatsapp).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.