Evento quer aproximação academia-empresariado e saiu do ambiente educacional/empresarial para estar mais perto do público geral
Telma Elorza
Equipe O LONDRINENSE
Inovação é o tema e foco da 15ª. Edição da Feira Eletrometalmecânica, que acontecerá nos dias 2 e 3 de julho, no Shopping Aurora de Londrina. Promovida pelo Inovemm -Governança do Ecossistema de Inovação EletroMetalMecânico, Sindimetal, Sebrae e apoio do Senai, a feira este ano traz algumas novidades e um formato diferenciado do tradicional. O evento deixa de ter a participação direta do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Norte do Paraná) que formava parceria até o ano passado e sai do ambiente acadêmico/empresarial das instalações do Senai, promovendo um acesso mais direto ao público em geral e mais conforto aos participantes. Sem estandes comerciais, vai investir principalmente no debate e parcerias entre academia e mercado, negociação entre empresas e palestras onde o foco é inovação, independentemente do setor mercadológico.
Segundo o presidente do Sindimetal, Valter Orsi, a inovação é o maior desafio das empresas, hoje. “E às vezes ela poder ser uma solução simples. E os empresários têm que despertar para isso. Queremos que a inovação seja parceira, não concorrente dos empresários no futuro”, aponta. Orsi destaca a importância de ter a aproximação das universidades ao mercado. “Imagine os senhores que teremos aqueles mestres, doutores, empresas juniores de engenharia junto com o empresário. Um pode ter uma necessidade, o outro a solução. É um momento ímpar, extremamente rico e precisamos que o setor produtivo esteja presente, conhecendo para que torne sua empresa cada vez mais competitiva e, principalmente atualizado. Porque o mundo é muito dinâmico e rápido”, avalia. Segundo ele, já estão confirmadas as participações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Clube de Engenharia e Arquitetura (CEAL), que reúne professores e alunos de várias universidades de Londrina.
De acordo com Heverton Feliciano, consultor do Sebrae, um mapeamento realizado em 2017 apontou que Londrina tem dois setores que são transversais a todos os outros: TI e EletroMetalMecânica. “Com a feira, nosso objetivo é inserir inovação no setor, que foi uma das cadeias escolhidas para desenvolvimento da cidade – juntamente com TI, Saúde, Agronegócio. O eletrometalmecânico consegue inovar e levar inovação para essas outras porque é transversal: vai fazer uma inovação na saúde, precisa da TI e do setor eletrometalmecâncio. No agronegócio, mesma coisa e isso acontece até na própria TI”, aponta.
Segundo Feliciano, a programação vai trazar a Londrina pessoas como o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães; César Belinatti, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Angelus – que acabou de ganhar um prêmio na área, Kim Robert, analista de marketing da MASIPACK , e Márcia Mafrim, CEO da Apetit, além de Peter Kronstrom, diretor do Instituto de Estudos da Copenhague na América Latina e fundador do Future Louge. O palestrante Allan Costa, autor do livro “60 dias em Harvard” e Arthur Igreja, co-fundador da #AAA (Os cinco minutos mais transformadores do seu dia) completam a parte de palestras no segundo dia. ]
Para o público em geral e empresários em particular, o Senai vai montar uma espécie de chão de fábrica na área de exposições do Aurora. A ideia é demonstrar os processos e benefícios que a indústria 4.0 pode levar para dentro das empresa.
As inscrições podem ser feitas pelo site inovemm.com.br/eventos e custam R$40 para profissionais e R$20 para estudantes. Associados do Sindimetal Norte do Paraná são isentos de taxa. Mais informações feiraeletrometal@fbeventoscom ou pelo fone43-3025-5223. Confira a programação completa:

Na foto: Henry Carlo Cabral (Senai). Valter Orsi (Sindimetal), Paulo Leite (Inovemm) e Herverto Feliciano (Sebrae) – foto Telma Elorza