Como se tornar um profissional desejado?

business-3167295_1280

Aprendizado contínuo e mescla entre competências emocionais e técnicas podem ser a chave para garantir o emprego em meio a crise

Vinicius Fonseca

Especial para O LONDRINENSE

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que aproximadamente 12,7 milhões de pessoas estão desempregadas em todo o País devido ao cenário de crise e instabilidade econômica dos últimos anos. Embora o mercado comece a apresentar novos postos de trabalho, a procura ainda é maior do que as oportunidades criadas. Sob essa ótica, ser um profissional diferenciado pode fazer toda a diferença, tanto para quem esperar manter-se empregado quanto quem deseja “abraçar” uma nova oportunidade.

Saber o que as empresas esperam do novo colaborador e como se preparar para isso pode fazer toda a diferença. Pensando nisso, O LONDRINENSE foi até especialistas em Recursos Humanos e Gestão Empresarial para saber qual o perfil profissional desejado, hoje, pelo mercado.

Para o professor e consultor empresarial pela Caput Consultoria, Flávio Moura, as organizações buscam contar com profissionais versáteis, bem relacionados, que acompanham as mudanças tecnológicas de forma integrada e que conseguem aplicar seus conhecimentos de maneira prática. “Formação é muito importante mas, não mais pelo diploma e sim pelo conhecimento adquirido. Hoje alguns cursos técnicos são mais valorizados que alguns cursos superiores, pois tem o viés prático, preparando o profissional para o dia a dia”, explica.

Segundo ele, um recente relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial revelou algumas das competências que devem nortear o mercado de trabalho. Entre elas estão:  resolução de problemas; pensamento crítico; criatividade; liderança e gestão de pessoas; trabalho em equipe; inteligência emocional; julgamento e tomada de decisão; orientação a serviços; negociação; flexibilidade cognitiva. “O que está sendo procurado é um profissional mais preparado, autônomo e que saiba lidar cada vez mais com pessoas, mesmo em um ambiente altamente tecnológico”, diz Moura.

A mescla entre questões comportamentais e a busca pelo aprendizado constante também é ressaltada pela sócia-proprietária da Conthato Assessoria em Recursos Humanos, Cristina Porto. De acordo com ela, que trabalha na oferta de novas vagas de trabalho, quem busca um emprego precisa apresentar um conjunto de características para se tornar de fato atrativo para uma empresa. “Formação acadêmica é importante mas, também, é importante conhecimento e experiência na área de atuação”, destaca.

Em Londrina, a Tata Consultancy Service (TCS), multinacional indiana do ramo de tecnologia, é uma das empresas quem vem contratando nos últimos meses. Atualmente são cerca de 100 vagas abertas. Diretora de Recursos Humanos da empresa no Brasil, Saveeta DSouza aponta que, além de características comuns a todos os profissionais, como, responsabilidade, comprometimento, boa conduta e capacidade de trabalhar em equipe, na TCS há uma busca por pessoas que compartilhem da vontade de aprender e inovar.

Essas qualidades, conforme Saveeta, devem estar presentes tanto em profissionais que desejam se recolocar quanto em quem busca um novo emprego. E salienta que o grande desejo das empresas é contar com profissionais que tenham uma boa autogestão de suas carreiras, sejam engajados e estejam alinhados com os objetivos da empresa. “Profissionais engajados são muito importantes para uma empresa. Eles transformam não apenas o ambiente de trabalho e a empresa, mas todo o ecossistema. Além disso, tendem a trabalhar melhor em equipe para o sucesso de seus projetos”, aponta.

A diretora conta ainda que a empresa busca auxiliar seus colaboradores fornecendo ferramentas de aprimoramento, como plataformas de cursos on-line, parcerias com instituições de ensino e condições que favoreçam o autodesenvolvimento tanto de competências técnicas quanto emocionais. Para ela todo esse aparato faz diferença, porém é preciso que os profissionais entendam que são os donos de sua carreira e busquem aprimorar suas competências continuamente.

Foto:  rawpixel por Pixabay 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress