Skip to content

Comércio espera incremento de R$72 mi com Dia das Mães

Pesquisa realizada pela ACIL mostra que data deve ficar no patamar de vendas do ano passado mas comércio do centro terá vantagens

Telma Elorza

Equipe O LONDRINENSE

O comércio de Londrina está apostando no Dia das Mães para recuperação nas vendas deste ano, que vem oscilando desde o início do ano. A data é a segunda mais importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal e um pouco acima da Black Friday. De acordo com a pesquisa encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e realizada pela empresa Litz, 64,3% dos consumidores entrevistados disseram que vão presentear as mães no próximo domingo, o que representará uma injeção de R$ 72 milhões na economia do município. O ticket médio deve ficarem R$257,69, mesmo valor do ano passado. Foram ouvidas 300 pessoas de todas as regiões de Londrina, sendo 48,3% homens e 51,7%, mulheres, das mais variadas idades, no período de 23 a 25 de abril.

A surpresa, segundo o presidente da ACIL, Fernando Moraes, é que as compras no comércio de rua devem ser maiores. “A pesquisa mostrou que 51,8% dos consumidores comprarão os presentes no comércio da região Central, o que é uma excelente notícia porque um dos objetivos da nossa gestão é recuperar o comércio dessa área”, afirma. Outros 42% faram compras em shoppings, 6,7% nas lojas de bairros e 5,7% pela internet. O restante deve adquirir presentes com pessoas conhecidas.

Os produtos campeões de vendas devem ser roupas/vestuário (58%), perfumaria (32%), calçados (24,4%), flores (16,6%), bijuterias e acessórios (10,4%). Outros produtos, como chocolates, eletrodomésticos, objetos de decoração, eletrônicos e livros também foram citados. Já em relação às formas de pagamento, a compra à vista foi a mais citada, com 52,8% dos londrinenses optando por essa modalidade. “A maioria quer realmente pagar à vista, mas, na prática, não é o que acontece na última hora”, aponta Moraes. O parcelamento no cartão de crédito aparece em seguida, 24,4%; à vista, no cartão de crédito (10,9%); cartão de débito (9,8%); crediário (2,1%) e parcelamento no cheque (0,5%), uma modalidade que está quase desaparecendo, segundo Moraes.

Os consumidores também aprovam horário especial de atendimento no comércio de rua para garantir as compras em datas comemorativas. De acordo com a pesquisa, 61,7% dos entrevistados responderam que a abertura do comércio na quinta e sexta-feira à noite, além do sábado à tarde, contribui para o consumo de produtos. Programações artísticas e culturais gratuitas em espaços públicos também incentivam as pessoas a saírem de casa para consumir, segundo 59,3% dos entrevistados.

Antes mesmo da pesquisa confirmar o fato, a ACIL já estava programando atividades para atrair mais consumidores ao centro, com a organização da primeira edição Festa na Praça, evento que acontecerá quinta (09) e sexta (10), das 17 às 21 horas. “Nós avisamos todos os comerciantes da região, com uns 20 dias de antecedência, que teríamos horário especial de aberturas de lojas e a Festa na Praça, para que eles se programassem, fizessem suas promoções, enfim, se preparassem para dar um atendimento especial”, diz o presidente. O comércio estará aberto até às 21 horas na quinta e sexta, e até às 18 horas, no sábado.

A Festa na Praça acontecerá na Praça Gabriel Martins, entre a rua Professor João Cândido e Avenida São Paulo, com feira de produtos orgânicos, espaço kids, música ao vivo e praça de alimentação com Food Trucks. “Também conversamos com a Guarda Municipal e Polícia Militar para termos um esquema especial de segurança. Além disso, ontem (6), a Sercomtel Iluminação começou a trocar as lâmpadas por LED, atendendo nosso pedido”, diz Moraes.

Segundo o presidente, as vendas no comércio oscilaram muito, com janeiro vendendo muito bem; fevereiro com vendas ainda boas; março foi fraco e abril pouco acima. “Nossa intenção é equilibrar essa balança, ajudando o comércio a se recuperar”, diz.

Foto: Telma Elorza

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.