Skip to content

Seu Dia a Dia- China, um gigante adormecido

Assistindo uma reportagem, com dados impressionantes, 90% da produção da mundial de equipamento de proteção individual (EPI) e 20% dos respiradores artificiais são fabricados na China. E ainda comentava que esse mercado virou uma espécie de leilão… leva quem paga mais.

É de se pensar. Presenciamos a guerra comercial entre EUA versus China, Ocidente versus Oriente, Capitalismo versus Comunismo, ou seja, a primeira economia (PIB dos EUA – U$ 19 trilhões) contra a segunda economia do mundo (PIB da China – U$ 12,2 trilhões).

Como não bastasse, circula pelas redes sociais a teoria da conspiração que a China é causadora da pandemia com o objetivo de torna-se a maior potência mundial econômica e bélica.

Assisti o documentário do líder chinês, “O Mundo Segundo Xi Jinping (2018)” . Vale a pena conferir e depois tire suas conclusões.

O que documentário tem de verdade nisso? Retrata a ascensão do líder chinês quando jovem e seu ingresso no partido comunista, que é o maior partido do mundo com quase 98 milhões de membros.

Isso mesmo, a China é uma república socialista, governada pelo Partido Comunista da China (PCC) sob um sistema unipartidário. E como estamos habituados com democracia e liberdade de expressão – praticamente inexiste por lá -, a imprensa chinesa é totalmente controlada pelo partido comunista e veicula apenas informações de seu interesse.

O documentário ainda ressalta que há um projeto “O caminho da rota da seda”.

Verifica-se um grande investimento chinês no mundo todo, em portos, aeroportos, acordos na área nuclear, aeronáutica, automóveis, energia, finanças e até no futebol simultaneamente em vários países dos continentes Africano e Europeu como parte de sua expansão comercial. Inclusive com forte presença no Brasil na área agroindustrial e financeira.

O fato é que a China não veio para brincar, é um gigante adormecido e quando acordar vai ser muito difícil de parar.

Um relatório da XP investimento parece corroborar com a seguinte mensagem aos seus clientes:
“A rápida recuperação na China reforça a premissa de que a crise atual tem começo, meio e fim. A importância de medidas de isolamento social também é fortalecida pela experiência do gigante asiático, onde o controle da circulação foi essencial para frear o alastramento do vírus. Por outro lado, o aumento de infectados e óbitos nos EUA afasta a possibilidade da volta célere à normalidade nos EUA…”.

Goethe (1749-1832) – dramaturgo e poeta alemão disse: “Os sentidos não enganam, o que engana é o julgamento”.

Vamos aguardar os próximos fatos. Desejo uma excelente semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: fb.me/claudio.luiz.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do 

Foto: Xangaí/Pixabay

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.