Por Edra Moraes
A convite do NÓS DO CENTRO, um grupo de pessoas que moram ou trabalham na região central, o Movimento Londrina Criativa apresentou e debateu suas propostas para transformar o coração da cidade em um polo vibrante de cultura e lazer. Não perca os insights dessa conversa inspiradora!
Revitalização cultural do Centro de Londrina: um projeto coletivo para transformar a cidade
No nosso recente bate-papo com o Grupo Nós do Centro, um coletivo de moradores e empreendedores da região central de Londrina, discutimos a urgente necessidade de revitalizar essa área vital da cidade. Foi consenso entre os participantes que o Centro vive uma sensação de abandono em relação a importantes espaços culturais, arquitetônicos e históricos, ao seu patrimônio histórico, seu mobiliário, suas perspectivas comerciais e habitacionais, assim como na ocupação criativa dessa importante área de lazer e cultura.
A solução, no entanto, não reside apenas em uma maquiagem superficial ou em ações pontuais, mas em um projeto de revitalização que realmente transforme o centro de Londrina. Foi dentro dessa perspectiva que apresentamos o Movimento Londrina Criativa, que visa o desenvolvimento da cidade por meio da arte e da cultura. Propusemos que eventos culturais fossem calendarizados e melhor divulgados nacionalmente, tornando a cidade um polo cultural atrativo.
Participação e investimento
A conversa foi enriquecedora, com a participação de especialistas que destacaram ações emergenciais necessárias. Uma das principais questões levantadas foi a necessidade de mudar a imagem do artista e do trabalhador da cultura, reconhecendo seu valor e contribuição para a economia local. Inspirando-se em Maringá, discutimos a importância de aumentar o investimento em cultura, sensibilizando empresários e poder público sobre os benefícios desse investimento tanto para eles quanto para a cidade.
Um ponto crítico abordado foi a necessidade de uma ação junto as profissionais de contabilidade que podem, em muito, contribuir com a arrecadação de recursos e a aprovação de projetos culturais, por meio das doações de empresas e pessoas físicas que podem ser abatidas na Declaração de Imposto de Renda. Além disso, propusemos a criação de um banco de projetos para captação de recursos, centralizando as informações e facilitando a busca por eventos que atendam aos interesses e ao público dos empresários.
Entre os participantes da discussão foi consenso que questões como a população em situação de rua na região central devem ser objeto de uma visão humanista e de ações integradas entre os vários órgãos do poder público e a comunidade local. Ações que vão desde espaços de acolhimento, de atendimento e de encaminhamentos necessários, de saúde e assistência social, educação e cultura, ao restabelecimento de vínculos e condições de trabalho.
Visão para o futuro
Mais do que isto, o Londrina Criativa e o Nós do Centro querem ver nosso centro pulsando novamente, bonito e revitalizado, uma região de comércio, serviços, moradia, cultura e lazer que seja um espaço coletivo para quem nele mora, trabalha, faça suas compras ou serviços, passeie sempre ou visite.
Estamos juntos para que o centro de Londrina seja mais do que um espaço geográfico ou um cartão postal. Que ele seja, de fato e com muito orgulho para os londrinenses, o centro da cidade!
Fotos: Valéria Felix
Edra Moraes
Profissional de marketing, produtora cultural e escritora. Agitadora cultural e idealizadora do Movimento Londrina Criativa. Prêmios: Obras Literárias Digitais 2020, “Antologia Poética | Seleção da Autora, Memorial Vivência, Literatura, Livro e Leitura Unespar, Cultura nas Redes 2020 e FCC Digital 2020. Me siga nas redes sociais: Facebook, Instagram @edra_moraes, YouTube @edra-moraes27. Contatos: e-mail edra.moraes27@gmail.com e fone/whatsapp: (41) 997722447.
Leia mais sobre Economia Criativa
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.