Projeto “Orquestrando o Futuro” será lançado com espetáculo

fotoFabioAlcover_1473

Evento para alunos da Rede Pública faz parte da programação da 12ª Mostra de Música de Câmara

O LONDRINENSE com assessoria

Dentro da programação da 12ª Mostra de Música de Câmara, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina sobe ao palco do Teatro Ouro Verde nesta sexta-feira (17) para apresentar o espetáculo “O Mundo Mágico da Música: um concerto para adultos e crianças”. As sessões agendadas para às 9h30 e 15h serão exclusivas para aproximadamente 1 mil alunos da Rede Pública Municipal.

O “Mundo Mágico” apresenta as tradicionais cantigas de roda que encantam gerações, além de obras de Mozart e Villa-Lobos, com a participação da palhaça Adelaide (personagem da atriz Juliana Galante), que conduz o público pelo universo mágico da música para conhecer peculiaridades de cada instrumento de uma orquestra.

Orquestrando o Futuro

No período da tarde, será realizado o lançamento oficial do projeto “Orquestrando o Futuro – Oficinas de Musicalização”. O projeto já está em curso desde o mês de fevereiro com oficinas semanais para 300 alunos do 1º ao 5º ano de escolas municipais. O projeto faz parte das atividades educacionais desenvolvidas pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e será realizado no decorrer do ano em seis escolas: E.M. Arthur Thomas, E.M. Nair Auzi Cordeiro, E.M. Norman Prochet, E.M. Aristeu dos Santos Ribas , E.M. Suely Ideriha, E.M. Luiz Marques Castelo (Distrito Espírito Santo).

Com coordenação geral da pianista e professora Irina Ratcheva, a experiência das oficinas de musicalização já havia sido testada em 2022 com mais de 70 alunos da Escola Municipal Arthur Thomas. “Ano passado fizemos um piloto do projeto e o resultado foi magnífico. Em poucas aulas os alunos já formaram uma grande orquestra e conseguiram realizar uma demonstração incrível na prefeitura de Londrina”, conta.

O projeto traz uma inovadora metodologia de ensino coletivo, possibilitando que os alunos aprendam de maneira lúdica e colaborativa. Natanael Fonseca, violonista e professor, é coordenador das oficinas e também será regente das crianças em futuras apresentações. “Desenvolvo esse trabalho em outros estados há 12 anos e temos resultados muito promissores, com alunos que iniciaram no projeto e hoje seguem a vida como musicistas profissionais”, explica.

Além das oficinas, estão previstas outras atividades em escolas, palestras para professores e público em geral, apresentações dos alunos participantes nas oficinas, guia didático (conteúdos disponibilizados na plataforma didática online para consultas), rodas de conversas e amplas pesquisas.

12ª Mostra de Música de Câmara

A 12ª Mostra de Música de Câmara “Diálogos: música, história e educação” conta com uma programação variada com recitais, Encontro de Violões, Música nas Igrejas, Música nos Teatros e Concertos Didáticos. Nesta edição, a Mostra resgata obras inéditas do repertório da música Barroca à Contemporânea, além de composições nacionais.

A 12ª Mostra de Música de Câmara “Diálogos: música, história e educação” tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e da Unimed Londrina. Apoio: Folha de Londrina, CBN Londrina, Rádio UEL FM e Casa de Cultura da UEL. Realização: Artis Colegium Associação Cultural. Direção Geral: Irina Ratcheva. Direção Artística: Evgueni Ratchev.

O projeto “Orquestrando o Futuro” tem patrocínio da Secretaria Municipal de Educação de Londrina. Realização: Artis Colegium Associação Cultural e Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.

Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”

Com 25 anos de atuação, a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” é considerada um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Contabiliza mais de 450 concertos realizados desde a sua fundação, participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, sete álbuns (Cds) gravados e vários prêmios nacionais. O grupo atua no cenário nacional erudito e desenvolve os seus projetos com objetivo de executar música de qualidade e ao mesmo tempo participar de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos. A educação é parte primordial da missão da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”. Este fator estratégico vem mobilizando grande parte das ações do grupo para levar atividades educacionais e música de concerto para crianças e adolescentes, utilizando a arte como poderosa ferramenta de desenvolvimento, promovendo a elevação da auto-estima e ampliação do universo criativo de alunos e educadores.

Informações:
Mostra de Música de Câmara
Site Oficial: https://www.mostrademusicadecamara.com/

Foto: Fabio Alcover/Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress