Evento acontece até dia 27 e traz muitas atividades gratuitas
O LONDRINENSE com assessoria
O 13º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina entra na sua segunda semana de atividades realizando apresentações nas escolas municipais, oferecendo oficinas e roda de conversa, além de convidar para um espetáculo itinerante, em que o público tem que acompanhar o narrador num percurso de bicicleta. A programação vai até o dia 27 de agosto e todos os detalhes estão disponíveis no site do evento.
ECOH na Zona Rural
Na sexta-feira (23), às 14h, o ECOH chega ao Assentamento Eli Vive, no distrito de Lerrovile, onde moram mais de 500 famílias. O espetáculo é “Conversa de Rua; Conversas de Olhar para o Céu e Uma Linhagem de Família que Amava sem Amor”, da facilitadora e contadora de histórias Ana Letícia Silva, de São Paulo. “É uma experiência imersiva no espaço público”, define a narradora e facilitadora de conversas. Utilizando bandeirinhas de São João feitas de seda e caderninhos de anotação, Ana convida o público a refletir sobre palavras e suas potentes imagens.
Durante o espetáculo, a artista compartilha pequenas histórias que fazem parte de sua trajetória, mesclando narrativas de outros autores para construir o fio da história que deseja contar. Entre elas, “Uma Linhagem de Família que Amava sem Amor”, uma história sobre seu avô e sua maneira de estar no espaço público, explorando o que pode surgir. Além disso, Ana Letícia propõe reflexões sobre o que acontece quando decidimos olhar para o céu juntos. Ela investiga as conversas que emergem desse simples ato, especialmente em um contexto em que o tempo livre é cada vez mais escasso. O espetáculo é um convite para todos – crianças, adultos, jovens, idosos – participarem e explorarem o poder da imaginação coletiva ao olhar para o céu.
Angela – rito de passagem – Foto Helio Nobre
Pedalando com o ECOH
Outro destaque desta semana é o projeto “Percursos Afetivos”, de Cadu Cinelli, que ocorre no domingo, 25 de agosto, às 10h, com ponto de partida na Vila Cultural Casa da Vila (Rua Uruguai, 1656, Vila Brasil) e chegada na Barragem do Lago Igapó. Esta intervenção geoartística convida o público a descobrir as histórias ocultas no chão vermelho de Londrina, pedalando pela paisagem urbana.
Cadu, narrador e idealizador do projeto, tem desenvolvido desde 2017 a narração itinerante com bicicletas. “O convite que eu faço para as pessoas que vierem no domingo é que estejam de bicicleta. Vamos pedalar fazendo várias pausas, contemplando e escutando de forma sensível a cidade ao nosso redor.”
Percursos Afetivos já percorreu diversas cidades no Brasil e no exterior, além de ter sido desdobrado em diferentes formatos, como um livro e um podcast, que exploram a relação entre a bicicleta, a vida cotidiana e os espaços urbanos. “O projeto tem uma dimensão bastante ampla na minha vida. Como ciclista no cotidiano, uso a bicicleta de maneira muito pessoal, ela faz parte da minha maneira de estar no mundo. Foi essa conexão que ganhou dimensão artística no projeto, unindo duas paixões: contar histórias e pedalar”, resume o narrador.
Oficinas e roda de conversa
Ana Letícia Silva conduz a oficina “Subindo no Bonde da História” no dia 24, às 9h, na Vila Cultural Casa da Vila, e no dia 27 de agosto, às 19h, em formato on-line. A oficina interativa, voltada para adultos, explora trajetórias narrativas em grupos, culminando em uma história coletiva. O custo para a oficina é de R$25 + R$2,50 de taxa da plataforma Sympla. Para inscrição na atividade presencial clique aqui. Para participar da turma online clique aqui .
O ECOH promove ainda a roda de conversa “Encontros entre a Arte e a Escola”, com Sandra Regina Ferreira de Oliveira e Bruna Ester Gomes Yamashita, na sexta-feira (23), às 19h30, no SESC Cadeião Cultural. A atividade aborda a intersecção entre educação e arte. Para participar dessa atividade gratuita não é necessária a inscrição antecipada.
13º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina
Data: 11 a 27 de agosto de 2024
Realização: Instituto Cidadania
Patrocínio: Promic – Programa de Incentivo à Cultura de Londrina
Mais informações: no site , Instagram e Facebook
Fotos: Divulgação