Skip to content

Clube do Choro de Londrina abre inscrições para aulas gratuitas de música

As oficinas contemplam vários instrumentos musicais e são abertas a pessoas acima de 12 anos; projeto conta com patrocínio do Promic

O LONDRINENSE com assessoria

O Clube do Choro de Londrina está com inscrições abertas para as aulas da Oficina de Choro, gratuitas e com vagas limitadas. Os alunos inscritos devem ter disponibilidade de participar das aulas e interesse pelo aprendizado. Haverá um professor específico para cada instrumento, dentre os quais se destacam violão de seis e sete cordas, flauta, bandolim e cavaco, instrumentos de metais e percussão, contemplando pandeiro, reco-reco, tamborim, surdo, cacheta e outros.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui. A Oficina é voltada para o público em geral, a partir dos 12 anos de idade. É necessário que os alunos inscritos possuam seu próprio instrumento, pois o projeto não realiza empréstimos.

De acordo com o coordenador do Clube do Choro de Londrina, Osório Perez, todos são bem-vindos nas aulas de choro. “A música faz com que as pessoas se aproximem e se unam, e isso acaba por agregar cada vez mais gente. Isso faz do tocar uma diversão, a amizade acaba surgindo e é selada pelo encontro nas rodas de choro”, frisou.

A nova edição da Oficina de Choro de Londrina contempla os anos de 2022 e 2023, e as aulas serão às terças-feiras, das 19h às 22h, no Colégio Estadual José de Anchieta, localizado na rua Riachuelo, 89. A previsão de início da oficina é a partir do dia 18 de Outubro. As aulas serão divididas de duas formas. Das 19h às 21h, haverá aula de instrumento específico com professor em sala separada; e das 21h às 22h, aula prática em conjunto das músicas estudadas.

Durante as oficinas, serão ministradas aulas de flauta, sax, bandolim, cavaquinho, violão 6 e 7 cordas, pandeiro, entre outros. A novidade exclusiva dessa temporada são as aulas de instrumentos de metais como trompete, flugelhorn, trombone, bombardino, tuba e outros. As aulas não se limitam aos instrumentos descritos, e, caso o aluno tenha interesse em aprender ou aprimorar a técnica em um instrumento diferente, os professores poderão auxiliá-los.

Perez ainda deu uma dica para aqueles que não possuem instrumentos, mas têm interesse em aprender a tocar. “As pessoas que estão na dúvida sobre qual instrumento tocar podem se inscrever nas aulas, pois a partir do começo das oficinas fica mais fácil de conhecer os instrumentos e, depois disso, adquirir aquele que mais despertar interesse”, destacou.

O projeto fará uso de partituras e cifras no começo dos estudos, porém a Oficina de Choro visa desvincular o aluno da dependência física desses recursos. A ideia é prezar pela liberdade e independência de execução, estimulando o aluno a memorizar as melodias, sequências de acordes, dinâmicas, formas, pausas, criando, assim, verdadeira interiorização da linguagem e autêntica interpretação musical.

O projeto Oficina de Choro de Londrina conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Foto: Emerson Dias/N.COM

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.