Em “Espírito do Tempo”, o CICLO presta uma homenagem a um dos monumentos históricos de Londrina com espetáculo de site specif theather
O LONDRINENSE com assessoria
O CICLO – Circuito de Artes e Conceitos de Londrina apresenta nessa sexta-feira (11), às 19h, no Museu Histórico de Londrina, o espetáculo “Espírito do Tempo”, resultado do workshop criativo realizado durante toda a semana com artistas locais. A apresentação única e irrepetível é gratuita e com classificação indicativa livre. A montagem “Espírito do Tempo” é um projeto de site specif theather, gênero de produção teatral que é apresentado em um local único e especialmente adaptado, longe de ser um teatro convencional e que usa as propriedades da paisagem única, num exercício artístico de ampliar uma narrativa dentro de um cenário vivo.
A escolha do Museu Histórico de Londrina veio a partir das conversas entre o italiano Pino Di Buduo, diretor do Teatro Potlach e a organização do CICLO. “A antiga estação ferroviária é ligada à origem de Londrina e hoje é um Museu, muito bem cuidado e que guarda tantos objetos raros que mostram como era a vida nessa Cidade que viria ser a capital do café”, comenta. Outros aspectos comuns a todas as estações do mundo, também chamaram a atenção do diretor teatral. “É um lugar de chegadas e partidas, de encontros, de pessoas que chegam para realizar sonhos, cheias de desejos e medos. Nesse lugar, levaremos nossos canto. O Museu Histórico de Londrina é o personagem principal”, diz. Além do Teatro Potlach, da Itália participam atores do Teatr Brama (Polônia), os atores do grupo Contadores de Mentira, eles também na programação do CICLO com dois espetáculos, músicos do Clube de Choro de Londrina, o músico Jhonatan Santos, na viola de arco e artistas londrinenses que participaram do workshop.
Em cena, cantos da tradição popular brasileira, através da expertise do Clube do Choro de Londrina e do Contadores de Mentira e outras da tradição europeia, do norte e leste do Continente e do sul da Itália, algumas do período antes da Guerra e outras da tradição dos camponeses. “O mais importante é o encontro entre esses grupos para uma apresentação única em um lugar histórico, que é o símbolo do nascimento de uma cidade. Um lugar onde gente das mais variadas partes do mundo chega para criar um novo mundo. O que vamos fazer, em um nível artístico, é partir desse lugar que tem um significado profundo para unir artistas da Itália, Polônia e outras partes do Brasil e mostrar os nossos sonhos, medos e desejos de uma vida melhor”, afirma Di Buduo.
Para Osório Perez, coordenador do Clube do Choro de Londrina, o convite para participar do projeto trouxe uma grande alegria e novos desafios ao entrar em contato com outra área das artes. “Essa integração é de uma grande riqueza. Aprendemos muito quando saímos da nossa bolha musical, com pessoas que vivem em uma outra perspectiva de mundo e técnica. É uma soma e a sensação de poder trocar experiências com outros grupos, tem sido muito enriquecedora”, comenta. Além de Perez no violão de sete cordas, participam também a cantora Heloisa Fernandes, o Alexandre Garcia no acordeão, bandolim e cavaquinho com Guilherme Vilella, pandeiro com André Coudeiro, flauta com Julio Erthal e Zé Coltrane, no sax tenor.
No sábado, às 11h, com saída na frente da Lojas Pernambucanas no Calçadão, acontece a apresentação da performance “Figura de Encruzilhada”, com o grupo Contadores de Mentira. O CICLO 2022 encerra a sua programação com intervenções na Feira Flua Cultura, na Funcart, no domingo. Idealizado pela Palipalan Arte e Cultura com o patrocínio da Sanepar através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do 2º Ofício De Registro De Imóveis de Londrina e apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura, CODEL , MARL – Movimento dos Artistas de Rua de Londrina, Vila Triolé, Clube do Choro de Londrina, Museu Histórico de Londrina (UEL), Funcart e Livraria Olga, o CICLO se propõe a criar pontes que possam gerar parcerias e ações em rede, misturando linguagens artísticas e diversos grupos sociais. As ações do CICLO são a ponta de lança de um projeto mais robusto, batizado de Gran Bazar, a ser realizado em 2023.
Serviço:
CICLO 2022 – “Espírito do Tempo”
Com Teatro Potlach (Itália) e Teatr Brama (Polônia) e Contadores de Mentiras (SP)
De 06 a 13 de novembro
Gratuito
Patrocínio: Sanepar e Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, CODEL, 2º Ofício De Registro De Imóveis de Londrina, M.A.R.L., Vila Triolé, Clube do Choro de Londrina, Funcart e Livraria Olga
Realização: Palipalan Arte e Cultura
Foto: Ensaio geral/Divulgação