Skip to content

Londrinense passa a fazer parte de rede internacional de world music

A Transglobal World Music Chart conta com quase 60 membros, de 30 países diferentes e tem como objetivo difundir música de qualidade de qualquer lugar do mundo

O LONDRINENSE com assessoria

A jornalista londrinense Janaína Ávila, produtora e apresentadora do programa “Mundo Sonoro”, na Universidade FM, emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina (UEL), agora faz parte da Transglobal World Music Chart (TWMC), uma rede internacional de críticos de música com atividades regulares ligadas à divulgação da world music, em qualquer tipo de mídia. O programa Mundo Sonoro voltou à programação da UEL FM em maio de 2019, ao vivo, às sextas-feiras (com reprise nas segundas, às 21h), depois de um hiato de 13 anos, tempo que Janaína morou fora do Brasil. Durante uma hora, o Mundo Sonoro leva os ouvintes para passear pelos quatro cantos através da música, sempre com muita música, informação sobre os artistas, culturas e lugares.

A TWMC, existe desde 2015. Foi fundada por Ángel Romero, dos Estados Unidos, Araceli Tzigane e Juan Antonio Vázquez, Espanha, e reúne representantes de cerca 30 países, entre eles o Brasil, com dois membros. Todos os meses, a Transglobal produz uma lista de álbuns que, na opinião dos seus quase 60 membros, possuem relevância dentro do cenário da world music de forma muito abrangente. O painel inclui qualquer produção de qualidade, gravada em qualquer país, incluindo autoproduções e lançamentos de pequenas gravadoras. Além da divulgação, o objetivo é facilitar a inclusão de artistas ao mercado, independentemente das barreiras geográficas, com base no mérito e talento, e não apenas na popularidade, tamanho das produções ou vendas de discos. A lista é publicada todos os meses no site da rede e ainda conta com uma edição com os melhores do ano.

O trabalho dos membros consiste em classificar seus álbuns favoritos entre os mais recentes lançamentos mundiais de música. As produções chegam aos membros fisicamente ou no formato digital: a ideia é permitir a todos de enviarem os seus discos, sem que o custo represente uma desvantagem para qualquer artista ou gravadora. Os membros do painel da TWMC votam livremente nos seus álbuns favoritos e o resultado gera a lista dos melhores classificados.

As gravadoras, artistas, publicitários, agentes e empresários podem enviar seus álbuns para a apreciação dos membros da TWMC, seguindo algumas regras publicadas no site da rede, entre elas o mínimo de 25 minutos de duração e que o gênero musical seja relacionado a alguma tradição musical de qualquer cultura do mundo.  Discos de rock, pop, jazz ou hip-hop ficam de fora a não ser que tenham um conteúdo significativo e relacionado à musica tradicional ou de raiz.

Foto: Acervo pessoal

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.