Skip to content

Por que acreditamos nas mentiras dos homens?

Por Telma Elorza

“Tia Telma, ando muito cansada dos meus relacionamentos. Não acerto um. Fui enganada nos últimos três, com eles mentindo até por coisas bobas. Por que não encontro um parceiro para um relacionamento saudável, sincero e feliz? Por que os homens mentem tanto? Por que acreditamos nas mentiras dele e depois sofremos? Me ajuda!”

Como esse relato, recebi vários emails e até whatsapp sobre o mesmo assunto: por que os homens mentem? E, sinceramente, é um dos assuntos mais difíceis de escrever. Por que? Porque não são todos os homens que mentem, mas, para aqueles que o fazem, existem milhões de variáveis, sentimentos e até caráter envolvidos.

Há vários tipos de mentira que eles nos contam, desde aquele “te ligo amanhã” e nunca liga, até jurar que “não, não trai você”, quando você tem todas as provas de traição em mãos. Todas machucam, em um grau maior ou menor. Se o relacionamento for sério, íntimo, como um namoro ou casamento, a mentira dói no fundo da nossa alma e pode por fim a ele.

A maioria do gênero masculino, infelizmente, não tem desenvolvimento emocional suficiente para entender que mentiras magoam mais que sinceridade. Se, em vez do “te ligo”, dissessem sinceramente algo como “olha, foi legal, mas acho que não quero repetir”, seria muito menos doloroso. Falo por experiência própria, pois vivi as duas situações. No entanto, eles têm medo da reação da mulher – nós reagimos chorando, em boa parte dos casos – e preferem mentir “para não magoar” (a eles mesmos, né?). E também para deixar “uma porta aberta”, se um dia resolver ter um novo encontro.

Já as mentiras em relacionamentos expõe uma situação mais grave, porque afeta a confiança entre o casal. O homem que mente sistematicamente para a companheira não a respeita, nem respeita o relacionamento que deve ser construído na sinceridade e na honestidade entre ambos. Sem isso, que tipo de relação está vivendo? E por que?

Quanto às mulheres, a maioria cai nas mentiras porque ainda acredita que a base da felicidade é estar em um relacionamento. Criam expectativas de que, com um homem ao lado, serão felizes. Boa parte, principalmente entre mulheres com mais de 30, está desesperada para encontrar alguém para chamar de seu. E se deixam levar por mentiras – mesmo aquelas mais óbvias – para não perder a chance de ter alguém ao lado. Sim, somos culpadas de nos deixarmos iludir, de entrar em relacionamentos tóxicos porque simplesmente não sabemos “existir” sozinhas.

Quando aprendemos a nos amar, em primeiro lugar, e a nos valorizar, as mentiras ficam mais difíceis de engolir. Passamos a ser mais exigentes com quem dividimos a vida. E dificilmente acreditaremos que um homem mentiroso pode nos fazer feliz.

Quem é a Tia Telma

Telma Elorza é jornalista, divorciada e adora dar pitaco na vida dos outros. Mas sempre com autorização.

Arte: Mirella Fontana

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.