Skip to content

Meu marido diz que não me merece porque sou bonita demais para ele

Por Telma Elorza

“Sou casada há dois anos e meu marido, volta e meia, tem pequenas crises de ciúmes por bobeira. Ele sempre diz que sou bonita demais para ele e que não me merece. O que posso fazer para aumentar a autoestima dele?”

Desculpe, amiga, mas tenho que dar uma risada aqui. Porque não vejo a situação como um problema realmente (se as crises de ciúme são mesmo pequenas, como você apontou). Observo mais como uma vantagem. Os homens héteros andam com o ego muito inflado, ultimamente, pela facilidade na conquista que têm, que é bom ver, de vez em quando, um homem cuja autoestima está mais pra normalzinha.

LEIA TAMBÉM

Porém, se as crises de ciúmes não são tão pequenas (nós, mulheres, tendemos a minimizar alguns aspectos negativos do companheiro, tentando se iludir que o caso não é tão grave assim), é preciso observar alguns aspectos mais detalhadamente.

Como essas crises realmente são? São excessivas? Chegam a constrangê-la publicamente? Ele faz ameaças? Ele controla suas atividades, restringe uso de alguns tipos de roupa como saias curtas e decotes? Você se sente insegura sobre qualquer ato simples que possa despertar os ciúmes dele? Enfim, causa uma grande pertubação na sua vida? Se você disse sim para qualquer uma dessas coisas, é bom que ele procure tratamento e rápido. Porque está inserido na categoria de ciúme excessivo e pode ter graves consequências a médio prazo.

Estamos cansadas de ver crimes de femincídio por causa do sentimento de posse que os homens se veem como os donos da companheira e controlam cada movimento que ela faz, “em nome do amor”. E os primeiros sintomas são exatamente crises de ciúmes. Portanto, isso deve servir de alerta.

Bonita demais

Já se a situação é mais sossegada, se você respondeu não à todas as perguntas que fiz acima e sua liberdade não está sendo restringida, se é só uma insegurança da parte dele, tente ajudá-lo. Cada vez que vier com a crise de ciúmes, mostre que sim, você é bonita, gostosa, sexy, inteligente e escolheu – entre tantas possibilidades por causa de todos esses atributos – justamente ele para ser seu companheiro. Massageie o ego dele, tente levantar a autoestima. Afinal, deve ter suas qualidades, né? Liste-as para ele.

Além disso, incentive-o a se cuidar, matricular-se numa academia, cuidar da pele, fazer exercícios. Melhor ainda se forem juntos. Quando começarem a aparecer os primeiros resultados será uma maravilha para a autoestima dele. Ele poderá ficar mais confiante e, em vez de ter crises de ciúmes, a curtir melhor a maravilhosa mulher que conquistou. Só cuidado para não exagerar e ele começar a acreditar que é muita areia para o seu caminhãozinho.

Espero que tenha ajudado.

Se tiver dúvidas sobre relacionamentos, me mande um e-mail no telma@olondrinense.com.br

Quem é a Tia Telma

Telma Elorza é jornalista, divorciada e adora dar pitaco na vida dos outros. Mas sempre com autorização.

Arte: Mirella Fontana

Leia mais colunas do Consultório Sentimental da Tia Telma

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.