Tombados como Patrimônio Mundial da UNESCO, os vulcões de Auvergne, localizados no centro da França, são um local único no mundo
Por Chantal Manoncourt
Com mais de 120 km de extensão, o maior parque regional da França fica em Auvergne e abriga 80 vulcões, desde o mais antigo, formado há 15.000 anos; até o mais jovem, com apenas 7.000 anos. Eles são chamados de monogênicos, o que significa que foram criados durante uma única e breve erupção. Para simplificar, podemos dizer que são vulcões que explodem apenas uma vez. Uma vez terminada a erupção, o vulcão se extingue permanentemente, mas outros vulcões podem surgir.

O mais famoso entre os vulcões é o Puy de Dôme, com 1.465 m de altitude, acessível por um pequeno trem panorâmico. Do cume, oferece vistas incríveis que fazem você querer explorá-las, a pé, de bicicleta ou até mesmo de parapente. O passeio ao redor do Pariou oferece uma caminhada belíssima. Cada cratera conta uma história diferente. É o caso do Lago Pavin, criado durante a última erupção do vulcão vizinho, há 7.000 anos, porque este lago de 92 metros de profundidade tem uma particularidade: as águas da superfície e do fundo não se misturam. É quase como se houvesse dois lagos, um sobre o outro. Uma intriga para cientistas do mundo todo.


Parque Vulcania


Aprenda tudo sobre o mundo dos vulcões visitando o Vulcania, perto de Clermont-Ferrand. Um parque único na Europa, criado em 2002, oferece experiências imersivas projetadas para serem educativas e divertidas. Com atrações dinâmicas, animações científicas, shows e filmes em telões e efeitos especiais, os visitantes mergulham no fascinante mundo dos vulcões, bem como nos diversos fenômenos naturais da Terra e do espaço. Uma jornada deslumbrante de emoção e descoberta.
A cidade aos pés dos vulcões
O passeio continua em Clermont-Ferrand, capital da região de Auvergne, onde a pedra vulcânica adorna muitos edifícios do centro histórico e constitui a marca registrada da cidade, com igrejas, mansões, fontes, prefeituras e castelos. O exemplo mais imponente continua sendo a catedral, símbolo de Clermont-Ferrand, com sua cor antracite que intriga todos os visitantes com sua escuridão! Em contraste, a Basílica de Notre-Dame-du-Port, uma obra-prima da arte românica feita inteiramente de arenito claro, encanta com sua decoração em forma de estrelas feitas de pedra vulcânica.


Com 300.000 habitantes, Clermont-Ferrand é uma cidade jovem e dinâmica, onde cerca de 40.000 estudantes animam os bairros antigos nas ruas de pedestres, ladeadas por terraços de restaurantes. Gostamos de passear aleatoriamente pelas ruas do centro histórico para descobrir um portal decorado com esculturas, um soberbo trompe l’oeil, murais impressionantes Lasco que lembram as cavernas pré-históricas de Lascaux, assinados pelo artista! E, durante o verão, concertos são improvisados em pátios internos. Na grande de Jaude ergue-se a imponente estátua equestre de Vercingétorix, o herói gaulês que derrotou Júlio César em 52 a.C. durante as Guerras Gálicas.



Michelin, uma marca lendária
A cidade de Clermont-Ferrand está inseparavelmente ligada à história da empresa Michelin, fundada em 1889 pelos irmãos André e Édouard Michelin. Da primeira pastilha de freio de borracha para uma carruagem puxada por cavalos aos pneus que equipam dezenas de milhões de veículos e aviões em todo o mundo, a empresa Michelin é uma verdadeira história de sucesso e continua sendo uma marca lendária.



O espaço museológico, chamado L’Aventure Michelin, conta toda a história por meio da evolução dos pneus, da criação de roteiros e do famoso Guia Vermelho, que lista oficinas, hotéis e restaurantes, sem mencionar o famoso Homem Michelin, chamado de Bibendum, eleito ícone do milênio em 2018. Por fim, não deixe de visitar o dossel chamado de “Canopée”, construída em madeira e vidro, que abriga uma estufa tropical em seu centro, uma homenagem à seringueira e ao látex usados na fabricação de pneus.
Fotos: © Clermont Auvergne Tourisme, Elsa-CAT, ICP-CAT, J. Damase, Lasko ESM-CAT, chevet NDP Clermont Auvergne, F.Cormon, S. Leplat, J.Audigier, Aventure Michelin, Vulcania.
Serviço:
Office de Tourisme: Place de la Victoire 63000 Clermont-Ferrand et www.clermontauvergnevolcans.com/en/
L’Aventure Michelin: 32 rue du Clos Four à Clermont-Ferrand.
Vulcania: 2 route de de Mazayes 63230 Saint-Ours
Chantal Manoncourt

Parisiense, arqueóloga e jornalista, apaixonada pelo Brasil, já escreveu vários livros sobre turismo brasileiro.
Leia todas as colunas do Conexão Europa
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE.
Siga O LONDRINENSE no Instagram: @olondrinensejornal