“Somos Sementes”: Isaac Camargo

WhatsApp Image 2026-01-26 at 15.35.48

Por Ângela Diana

Isaac Antônio Camargo, artista plástico e professor-doutor, cursou a Licenciatura em Desenho e Plástica na UNAERP (Ribeirão Preto-SP) em 1972, onde também especializou-se em desenvolvimento auditivo da criança e adolescente, criatividade na escola, processo criativo no teatro e artes plásticas na escola. Fez doutorado em Comunicação e Semiótica na Pontífice Universidade Católica de São Paulo.

Em 1976, Isaac ingressa no corpo docente da UEL, participando ativamente em exposições, projetos de extensão e pesquisas.

Aliás, essa tríade é o mote do seu trabalho! 

Isaac Camargo é artista plástico e professor-doutor. Há 50 anos, vem lecionando e participando ativamente de exposições, projetos de extensão e pesquisas
Série “Morphus” – Fotos: acervo pessoal do artista

A educação, a pesquisa e o ensino estão intimamente ligados com o seu processo criativo! 

Ano passado (2025), Isaac comemorou 50 anos no meio acadêmico! Me relatou, que aos 75 anos, a aposentadoria é compulsória, mas ele não quer parar! Da UEL, Issac partiu para a Universidade Federal de Uberlândia, para a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis e para a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.

“Manus”

Imagine o alcance da sua obra tanto como artista, pesquisador, quanto professor!

Algumas exposições e mostras: “Matéria pictórica” (GAV, Galeria de Artes Visuais, UFMC, Campo Grande) 2025; ” Em processo: práxis e pesquisa em arte visual” (Individual, GAV, Campo Grande), 2025; “Ecossistema” (Gabinete da Bienal de Gaia, Portugal), 2024; “Artista _ conexão _ professor” (GAV, Campo Grande), 2022; Exposição da inauguração da Sala Celso Garcia Cid (Londrina,Paraná), 1978; 2⁰ Mostra Paranaense de Paisagem ( Maringá, Paraná), 1985; “Eu fui no Tororó” (galeria do Departamento de Cultura da UEL), 1985; “Dez anos da sala Celso Garcia Cid” (Londrina, Paraná), 1988; “Mostra dos Professores do Departamento de Arte da UEL” (Sala Celso Garcia Cid, Londrina, Paraná),1988… Entre outras!

Grafismo

Entre vários projetos, destacam-se a série ” Morphus”, criação de imagens por diversos meios como grafismo, pintura, modelagem em original e a técnica escultoórica em cera perdida; série “Xadrez”, no qual o jogo de xadrez serve de inspiração em desenhos sobre monotopias, papel e cerâmica. Essa série foi exposta como individual da galeria Athanase Sarantopoulos, em Ribeirão Preto, São Paulo, na década de 1980.

“Tríade”

Na Série “Vênus”, Issac apropria -se da imagem da Vênus De Milo, escultura conhecidíssima, e a transforma em “pedaços”, recortes que são unidos, mutilações em forma de imagens bidimensionais.

Série “Fósseis”, peças em argila queimada, com a técnica do Raku, aonde esculturas lembram fósseis!

Série “Post Opere” , projeto de pesquisa aonde Issac utiliza a expressão visual em processos alternativos para pesquisar materiais, procedimentos plásticos, estéticos e conceituais.

Viso

Isaac extrapolou a matéria em suas pesquisas

São também muitas publicações (artigos e publicações fazem parte do mundo acadêmico, são eles que trazem toda a pesquisa das universidades para o público). No caso do Isaac, as pesquisas extrapolaram no mundo da matéria, as séries de obras são o exemplo vivo de toda uma vida dentro das universidades, da educação e do ensino da cultura e da arte.

Destaco aqui três publicações muito importantes: “Foto paisagem ou recorte do olhar (pela Imaginalis, Porto Alegre, RS ), 2019; “Textos e reflexões em arte visual”, Podcast www.artevisualensino.com.br (aqui contém um vasto material, um memorial para quase toda trajetória artistica e acadêmica do Issac Camargo); e “Arte, práxis, pesquisa e ensino da arte visual” (Revista Estado da Arte, Uberlândia) 2020.

“muflo”

 Para conhecer mais sobre Issac Camargo:

Professor-doutor Isaac Antônio Camargo, acessar: LATTES

Portfolio Memorial: www.artevisualensino.com.br

“Cronistas de arte visual” Podcast

Instagram @isaac.camargo.50

Isaac explora técnicas como a fotografia analógica, pintura , gravura (monotopia, entre outras), cerâmica…

É um vasto material de pesquisa na área das artes visuais, obras encantadoras, trabalho consistente e, mais uma vez, o espaço da coluna não comporta o talento e o trabalho de uma vida toda!

Vida longa, Isaac! Que seu trabalho seja cada vez mais difundido!

Pesquisador, artista, educador que deixa um legado incrivel para a história da arte e educação de Londrina! E a produção e a pesquisa não param!

Aguardem a próxima coluna VIDA DE ARTISTA,  projeto “Somos sementes” começa 2026 com tudo de bom para você!😀

Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Instagram angela_dianarte

Leia todas as colunas de Vida de Artista

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE

Compartilhe:

Respostas de 3

  1. Parabéns, Isaac. Raramente temos oportunidade de ver reunidas em uma só pessoa ou em um único currículo tantas qualidades, especializações, pesquisas, enfim, contribuições à ciência e à cultura! Precisaríamos de um simpósio para conhecer e discutir a sua produção acadêmica e cultural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse