“Somos sementes”: Danillo Villa

WhatsApp Image 2026-02-10 at 07.50.12

Por Ângela Diana

Danillo Villa, natural de Echaporã-SP (1969), fincou raízes em Londrina, por causa da nossa Universidade Estadual de Londrina.

Artista, professor, pesquisador, doutor em poéticas visuais pela Escola de Comunicação e Artes de São Paulo, mestre em artes pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (tendo feito sua graduação na mesma instituição), Danillo vem há anos exercendo a função de professor na UEL.

Seu trabalho como artista engloba o desenho, a pintura, objetos e instalações.

Participa de exposições coletivas e individuais pelo Brasil afora. Entre elas: “Eu tentei brincar de não ser criança como você me pediu e me fodi”, 2015, Vila Cultural Grafatório , Londrina Paraná; 41⁰ Salão de Artes de Ribeirão Preto, São Paulo, 2016; Festival  Camelo de Arte Contemporânea, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2017; “Sem contorno como a água”, UEL, Londrina Paraná, 2020; 7⁰ Edição da W Residência, Ribeirão Preto, São Paulo, 2021 (coordenação Elio Miazaky); convidado pelo Circuito Arte Conceito e Palipalan Arte Cultura, para a comemoração dos 64 anos da Concha Acústica de Londrina, 202; e”Sinais de uma vidinha mais ou menos/ me dê a mão vamos sair para ver o sol”,  Departamento de Artes de Londrina, 2022.

Danillo Villa é doutor em Poéticas Visuais e professor da UEL.  Com uma vasta obra, tem trabalhos espalhados pelo Brasil
Fotos: Acervo pessoal

Esse projeto da Concha é uma foto instalação de 30 x 7 metros, com o titulo “Eu te darei o céu meu bem”.

Danillo e suas obras

Danillo tem obras em vários acervos, entre eles na Pinacoteca Miguel Dutra de São Paulo e no Museu de Arte de Ribeirão Preto, São Paulo.

Danillo é muito atuante com o trabalho dos alunos do curso, esta à frente tambem do DAP (Departamento de Artes da UEL) e no circuito artistico de Londrina.

Para conhecer as obras melhor segue os contatos do artista: Whatsapp 43 999766602 e @danillogimenesvilla

Semana que vem, mais artistas para você conhecer!

Até breve!

#justiçaparaorelha

#justiçaparatodososanimais

Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Instagram angela_dianarte

Leia todas as colunas de Vida de Artista

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Bolsa Família e escassez de mão de obra

Empresários e parte dos políticos insistem em culpar o programa Bolsa Família por falta de mão de obra no mercado. Mas eles esquecem que há outros fatores que influenciam mais que o programa

Leia Mais