Essa semana , conversando com a Ana Paula (que escreve a coluna EM ALTA e é minha sócia na loja), ela me disse de uma pesquisa que fizeram com pessoas que tiveram traumas, como os dos campos de concentração, os que tinham maior chance de sobreviverem eram as pessoas que abstraiam mais, que cantavam, que tinham esperanças! Inclusive ela escreveu sobre isso nessa coluna, deem uma olhadinha!
O assunto é tão interessante e tem tanto a ver com o momento que passamos que eu não resisti e trouxe para coluna de artes! Já falei sobre a energia da beleza, a função da arte e, em momentos de crise, que funcionam como alavanca para vários criadores produzirem obras primas…
Mas, ao mesmo tempo, não vem ao caso agora , vi num site uma pesquisa idiota das “dez profissões mais importantes” nesse momento de pandemia, e as artes não estavam lá! Para começo de conversa, TODAS as profissões são importantes!

E, claramente, nesse momento em que continuamos isolados, nunca a arte foi tão necessária, desde a série de TV que vocês assistem, os games, as exposições virtuais, as lives, incluindo das bandas como Terremotor que fizeram o projeto “quarentine surf sessions”, artistas que disponibilizaram suas obras e processos de criação em lives, poetas , escritores, os museus que melhoraram seus aplicativos e tem nos alimentado com exposições, discussões sérias sobre o momento, tudo on-line!

O que seria de nós, se não tivéssemos a dança, a música, a poesia, os livros, a pintura, o desenho, que nos alivia , que nos transporta para fora desse cenário de loucura coletiva, de tristezas, de dor, de angústia.
E isso não é “negar” a realidade! Negar é não usar mascara, é fazer festas e aglomerações, é não respeitar regras para cuidar , inclusive de si mesmo! Negar é não pressionar esse “desgoverno”, no mínimo acéfalo, a comprar as vacinas, os remédios para quem está internado, a liberarem um auxílio decente, e não a miséria de R$250,00!

A liberarem logo o décimo terceiro e décimo quarto salários, a decretar lockdowns sérios, se for necessário, para que a gente possa ter nossa vida de volta! Para que mortes desnecessárias parem!
Negacionismo é aceitar os preços absurdos da cesta básica, da luz e da água, quando estamos TODOS passando por uma crise mundial de saúde e financeira! Ah!! Se não fosse a arte e a beleza de um céu azul, o cheiro das flores, os pincéis sujos de tinta, lápis e papel, séries, filmes, documentários, livros, fotografia….

Se não fosse a arte, em toda sua variedade, inclusive a moda, acreditem! Teríamos todos surtado! Ao mesmo tempo! Todo meu respeito aos profissionais (sejam de que profissão tenham), que colaboram para que possamos chegar vivos e lúcidos no final tão esperado dessa pandemia!

Acredito que as artes nunca foram tão importantes para nós, do que nesse momento! Sonhar também é resistir! Ter esperança e “alimentar” o espírito de arte, também é uma forma de sobreviver em meio ao caos e da egrégora pesada que tantas mortes causam! A arte nos ajuda a combater o medo , a viver um dia de cada vez e a nos conectarmos como nosso divino!
Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.
Foto: Karyme França no Pexels


