Dias atrás dei dicas de restaurantes que eu gosto de ir por causa do espaço kids. Mas e em um sábado a tarde? E domingo pela manhã? E se não quiser gastar dinheiro?
Com certeza, um dos locais públicos que mais gosto e acho bacana levar as crianças, principalmente no domingo a tarde, é a praça Nishinomiya, no Aeroporto. Foi recentemente revitalizada – tem campo de futebol, academia ao ar livre, parquinho, pista de caminhada e um local grande para andar de bicicleta. Mesmo sendo ao lado do Aeroporto, geralmente é fácil de estacionar nas ruas laterais. Em volta da praça você também encontra vários restaurantes de comida natural, suco, caldo de cana. Ela fica lotada de crianças e, para quem gosta, tem ensaio do bloco Bafo Quente, que anima a criançada que gosta de barulho.
Alimentar os patos e gansos no Zerão: Meu pai levou algumas vezes meus meninos para alimentar as aves ali perto do fundo de vale da pista de caminhada do Zerão. O local possui gramado, as aves estão acostumadas com as pessoas e costumam se aproximar para receber pedaços de pão. Meus meninos amaram a experiência.
Jardim Botânico: um piquenique no gramado, perto da ponte, é uma experiência bacana para ter com sua família. Lá também tem trilha e é um ótimo lugar para fazer fotos lindas das suas crianças. Nunca esqueça, em todos os locais citados mas, principalmente aqui, de passar muito repelente e protetor solar na família toda.
Aterro do Lago Igapó: Para quem tem cachorro, o lugar se transforma em uma grande creche canina e é ótimo para socializar. Tem algumas árvores e a sombra pode ser disputada, mas também é um lugar gostoso para um piquenique. Estacionamento ali pode ser um pouco mais complicado pela proximidade com a Gleba Palhano, mas vale a pena se organizar para passar uma tarde perto do lago.
Planetário de Londrina : pouco divulgado, o planetário é um projeto da Universidade Estadual de Londrina e fica bem no centro da cidade. Ele não é gratuito, porém as sessões abertas ao público custam R$ 3 e a visão do céu estrelado é realmente impressionante (para as crianças principalmente). Vou fazer um passeio com os meninos – Rafa tem muito interesse por astronomia – e conto para vocês como foi a experiência. Mas fique de olho: o planetário é aberto ao público apenas no último sábado do mês. No próximo dia 30, será exibido o documentário Tempestade, às 15 horas, com entrada franca. Às 16 horas começa a sessão infantil, que exibirá “O Príncipe sem Nome”, com custo de R$ 3. Para quem quiser acompanhar a sessão adulta, às 17 horas, também com o mesmo valor de ingresso, pode assistir “Missões Espaciais”.
E você? Onde gosta de ir com seus filhos? Coloque mais ideias nos comentários!
Foto: Acervo pessoal

Paula Barbosa Ocanha
Jornalista, casada, trinta e poucos anos, dois filhos e apaixonada por educação infantil. Mesmo antes de casar, eu lia e me interessava por técnicas de educação, livros de pedagogia e questões sobre o desenvolvimento humano, principalmente na primeira infância. Com essa coluna, gostaria de relatar minhas experiências pessoais. E assim espero lhe ajudar, de alguma forma, a passar mais facilmente por essa linda (e assustadora) jornada da maternidade! Vem comigo e me siga também no Instagram @mamaepata