Skip to content

É hora de profissionalizar pessoas e empresas

Por Simone Kida

Olá, querido leitor! Hoje vamos falar da necessidade de profissionalizar, pessoas e empresas! Afirmo isso por estar presenciando um momento desafiador da economia onde percebo a falta de preparo e de gestão de algumas empresas, mas também a profissionalização e aumento de demanda em outras.

É fato que, independente do poder aquisitivo, as pessoas querem consumir o melhor produto ou serviço de uma empresa, e conseguir pagar por isso, não é mesmo?

Mas onde está o pulo do gato em tudo isso?

Vejam: algumas lojas de roupas, sapatos, semijoias estão em liquidação. Os restaurantes e os eventos estão cheios. Percebam que a busca das pessoas é por prazer e qualidade de vida na alimentação e desenvolvimento na educação.

De olho nessa atualidade, muitos empresários estão despertando interesse em investir, mas quem investe quer empresas profissionais, com rotinas e atividades organizadas e claras, políticas de trabalho e de comportamento claros, setor financeiro transparente. Empresas que, por não ter essas questões em ordem, acabam por perder investimentos, aportes de terceiros, fusões com empresas sólidas e estabelecidas no mercado. Perdem também oportunidade em crescer em escala como é o caso de virar uma franquia. Para isso, é preciso profissionalizar, ter tudo organizado.

LEIA TAMBÉM

Se você ficar curioso e me perguntar: “Mas, Simone, porque algumas empresas organizadas e com os números em ordem procuram um investidor?” Eu respondo: porque algumas atividades têm uma margem baixa de lucratividade e só tem ganhos significativos quando crescem em escala.

Outra resposta pode ser a seguinte: muitas empresas são tocadas por membros da família e não podem falar ou fazer o que deve ser falado ou feito porque não querem magoar pessoas da família. E quando entra um investidor isso não tem espaço, ou seja, o que tiver que ser feito ou falado será em prol do cumprimento daquele determinado plano de ação, concorda?

Se esse assunto fez sentido para você, entre em contato e me conte mais, quem sabe posso lhe ajudar?

Nessa minha caminhada de 23 anos, já atendi mais de 200 empresas de variados ramos de atividade e, em todas elas, encontrei necessidades especificas e também muito conflitos de ego.

Não é fácil um gestor ou gestora saber lidar com os “egos” de familiares, gerentes, supervisores, funcionários antigos, enfim, mas em prol da continuidade do negócio, se faz necessário essa análise e mudança de força mais profissional que pessoal!

Profissionalizar é necessário

Regras claras ajudam muito porque ninguém tem que adivinhar o que passa na cabeça de um gestor(a). Hoje, a necessidade de profissionalizar os processos, de qualquer ramo de atividade, se faz muito necessária para conseguir ficar de portas abertas nessa economia instável. Além de percebermos que estamos na era digital e em uma época que os jovens e futuros profissionais têm muita dificuldade em se relacionar e se comunicar porque tudo para eles é digital.

Na sociedade atual, os gestores acabam “educando” um líder e esse líder educa seus liderados. É o organograma da empresa aplicado à cultura organizacional e aos negócios para que a comunicação flua melhor.

Pense nisso e se quiser saber mais como funciona meu trabalho, entre em contato.

Aproveito para reforçar o convite do lançamento dos meus livros e noite de autógrafo que não será mais no dia 17 de Agosto, mas sim no dia 24 de Agosto, nas livrarias Curitiba, no Catuaí Shopping, a partir das 19 horas. Você é meu convidado. Estarei autografando os livros adquiridos nesta noite.

Treine a leitura, dê de presente, pois assim você inspira as pessoas à sua volta a lerem.

Um livro com cheirinho de novo é tão gostoso não é mesmo?

Espero você lá.

E, se tiver dúvidas e quiser manda-las para que eu escreva aqui, encaminhe um e-mail para simonekida@hotmail.com

Simone Domingues Kida

Formada em Ciências Contábeis, Pós-graduada em Auditoria e Gestão Empresarial, instrutora de cursos e treinamentos, palestrante, escritora, professora universitária por 17 anos e consultora financeira por mais de 23 anos. Siga meu Instagram @simone.kida ou acesse meu site: www.simonekida.com

Acesse todas as colunas de Gestão Empresarial

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.