Receitas fáceis para surpreender sua mamis neste domingo (14)
Telma Elorza
O LONDRINENSE
Dia das Mães é dia de deixar a mulher da sua vida fora da cozinha. Se você não quer levá-la num restaurante (sim, estarão todos lotados), que tal preparar um almoço especial com suas próprias mãozinhas? Não sabe cozinhar? Sem problemas. Aqui vou passar algumas receitas super fáceis de fazer e muito gostosas. Dê esse presente carinhoso para sua mãe.
Salada Caprese
Não tem uma salada mais fácil que a Caprese, uma salada italiana muito famosa. Ela leva apenas muçarela fresca, tomate, manjericão, orégano, azeite de oliva e sal. O segredo está na qualidade dos produtos. Escolha tomates bem bonitos, corte em rodelas e, numa travessa, intercale os tomates com fatias grossinhas de muçarela fresca. Acrescente folhas de manjericão e salpique com orégano e sal. Regue com bastante azeite. Pronto.
Carpaccio de abobrinha
Acho que já dei essa receita por aqui, mas vou repetir porque é deliciosa e rápida: Em uma travessa disponha de fatias bem finas de uma abobrinha grande (crua mesmo) e alcaparras. Faça o molho com azeite, limão, sal a gosto e queijo parmesão em lascas. Despeje sobre as fatias de abobrinha e se delicie.
Carne de panela ao molho de vinho
Essa carne é super fácil de fazer e pode ser usada coxão duro (posta vermelha) ou lagarto (posta branca) em uma peça só. Fure a carne com a faca e esfarele e esfregue na carne dois caldos de carne em tablete. Deixe descansar por uns 15-20 minutos, coberta com filme plástico. Em uma panela de pressão, refogue a carne até dourar todos os lados. Acrescente cebola à gosto e meio litro de água. Cozinhe por uns 40 minutos depois que pegar pressão. Retire a carne e a mantenha aquecida. Com o líquido que sobrou na panela, faça um molho com duas colheres de amido de milho e uma xícara de vinho tinto seco (dissolva o amido de milho no vinho). Mexa (para não criar grumos) até o molho encorpar. Sirva sobre a carne reservada e já fatiada.
Filé ao molho de queijo
Fácil e chique, kkkk. Você vai precisar de filé mignon cortado em medalhões, alho picado e sal à gosto e manteiga. Tempere os medalhões com o alho e o sal, e frite na manteiga até seu ponto preferido. Na frigideira que fritou a carne (use o caldinho que ficou) acrescente mais manteiga, uma colher de chá de amido de milho dissolvido em uma xícara de leite. Mexa até começar a engrossar e acrescente uma 1/2 xícara de creme de leite e queijos (qualquer tipo, misture vários, mas eu gosto muito do parmesão neste molho). Depois é só jogar por cima dos medalhões.
Palmitos grelhados na manteiga
Deve ter quem não goste de palmitos, né? Mas acho difícil alguém recusar uns palmitos grelhados na manteiga. E são super fáceis de fazer. O ideal seria que fossem palmitos pupunha frescos (é possível encontrar nas feiras livres), mas se não achar, pode ser daqueles de conserva mesmo.Corte os palmitos ao meio no sentido do comprimento. Numa frigideira, coloque manteiga e os palmitos e frite até começarem a ficar escurinhos. Salpique com sal e sirva como acompanhamento.