Curso de queijos finos com renda destinada à Funcart

cheese-4731862_1920

Professora do CCA ministra curso sobre queijos finos no sábado para consumidores, produtores e profissionais ligados às venda

Agência UEL

A professora Vanerli Beloti, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), ministra neste sábado (8), das 8 ao meio-dia e das 14 às 18 horas, no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) – Rodovia Celso Garcia Cid, 375 – curso de Queijos Finos. Toda renda do curso será revertida para a reconstrução do Circo-Teatro Funcart.

O curso é direcionado para consumidores, apreciadores, produtores, comerciantes e interessados ligados ao universo dos laticínios. O investimento é de R$ 150, incluindo a degustação das variedades de queijos comentados durante o módulo. Os interessados podem fazer a inscrição AQUI. As vagas são limitadas.

O conteúdo do curso traz informações como as exigências da matéria-prima e os fatores que determinam a qualidade e características do produto final, bem como os processos de maturação, classificação e origem. Com vasto material imagético projetado em slides, a professora da UEL passa pelas peculiaridades da produção de queijos italianos (como parmigiano, mozzarella, ricota e gorgonzola), franceses (roquefort, brie e camembert), holandeses (gouda e edam), espanhóis (manchego e cabrales), suíços (emental e gruyere) e portugueses (manchego e cabrales).

Ligada às áreas de inspeção de produtos de origem animal e qualidade do leite, a pesquisadora é uma das mais respeitadas do Brasil na área. Na UEL, ela é responsável pelas disciplinas de Queijos Finos e Microrganismos Patogênicos em Alimentos. “O curso surgiu como uma disciplina da pós-graduação, que eu ministrei várias vezes. Vi que tinha tanta gente interessada e surgiu a ideia de fazer um módulo aberto, para produtores, consumidores, e deu super certo. Já veio muita gente de longe para fazer o curso. É a terceira vez que eu faço para a comunidade”, explica.

Beloti apresentou por vários anos a Coluna “Hora do Leite”, na UEL FM. Participou ativamente de importantes projetos de pesquisa e extensão que colaboraram na qualidade dos laticínios no Brasil – dentre eles, a patente do FormolFree, produto para detectar formol no leite, uma parceria da UEL com a empresa Londrilab que teve grande repercussão.

Repasse – A professora fala sobre a ligação de longa data com a Funcart. “A Funcart, para mim, é um orgulho tão grande quanto o processo da Universidade. É importante a gente poder colaborar, porque tudo é caro, custa muito. Os recursos são para os projetos complementares do teatro, estimados em 27 mil reais. É uma felicidade juntar as duas coisas e ter oportunidade de colaborar”, diz a professora.

Mais informações sobre o curso pelo telefone (43) 99938-4779.

Serviço
Curso de Queijos Finos – professora Vanerli Beloti.
Dia 8 de fevereiro (sábado), das 8 ao meio-dia e das 14 às 18 horas, no Iapar (Rodovia Celso Garcia Cid, 375)
Investimento: R$ 150 (com renda revertida à Funcart)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress