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Como fazer com que os alunos se interesses pelas aulas?

Um dos grandes desafios do professor no processo de ensino e aprendizagem é transformar os conteúdos ensinados e ministrados em verdadeiros objetos significativos do aprendizado. Afinal, os estudantes estão cada vez mais conectados com o mundo por meio da internet e das redes sociais e muito disso chama mais a atenção deles do que a escola. Não é verdade?

Hoje o professor e o conteúdo estão muito desconectados com os estudantes. Nossos adolescentes e jovens, em grande parte e com certa razão, não veem sentido no que aprendem na escola. Por outro lado, sentem falta de muito conteúdo não ensinado (entre eles, empreendedorismo, educação financeira, etc). Entretanto, com metodologias adaptativas, é possível fazer com que o interesse discente esteja voltado à educação.

Mas, para isso, é preciso pensar os conteúdos em três dimensões:

1ª – Atividades que se adaptam: cada um apreende de uma forma e em um determinado ritmo, você precisa respeitar essa diferença. Não dá mais para transmitir o mesmo conhecimento da mesma forma para todos.

2ª Comunicação efetiva: o professor precisa falar e se comunicar com seus alunos da mesma forma com que eles estão acostumados, ou seja, utilizar os mesmos mecanismos de comunicação. Isso significa que, apesar da diferença de idade e de gerações, os professores devem mergulhar no universo tecnológico ao qual os alunos já estão acostumados – e, muitas vezes, já nascem sabendo.

3º Ambientação: as atividades e os objetivos de ensino devem estar todos ambientados, roteirizados de forma que os alunos possam compreender que estudar não precisa ser chato e pode ser adaptado à sua realidade de vida.

É claro que não existe nenhuma fórmula mágica, mas, a intenção da é desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que transformem o conteúdo ensinado (igual há décadas) em atrativo e significativo aos alunos. Que isso tudo faça sentido na vida deles. E, assim, aumentar o engajamento dos próprios estudantes. Daí a necessidade de diferentes técnicas, estratégias e ferramentas.

Tiago Mariano

Formado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduado em Ensino e História. Com mais de 15 anos de experiência em sala de aula de diversos colégios públicos e particulares de Londrina e Cambé, é coordenador das startups londrinenses EducaMaker, Educação Criativa e Aagro, além de manter o canal no Youtube Prof. Tiago Ledesma Mariano. Em 2018, foi premiado pela Google for Education (2018) com o primeiro lugar nacional no Programa Boas Práticas pela criação de um método de formação de alunos de alta performance. Já foi diretor de tecnologia e inovação educacional da Secretaria Estadual da Educação (SEED) e coordenou a construção do novo catálogo nacional de cursos técnicos do Ministério da Educação (MEC).


Foto: Andrea Piacquadio no Pexels

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