Por Rogério Rigoni
Fala, meninas e meninos do ROCK!
Essa semana eu estava escutando um canal no YouTube e o cara comentou: “Hoje em dia quem tem a manha de escutar um disco inteiro?”
Isso me fez pensar: Na atual realidade musical, que está uma BOSTA, será que tem alguém que escute um disco ou CD inteiro?
Eu sou muito fã de vinil e EP e vou te falar: Nada melhor que escutar o lado A e lado B inteiro e não só “aquela” música.
Meus cds, vinis e EPs, faço questão de escutar de cabo a rabo. Lógico que sempre tem uma música que a gente curte mais, mas não importa, o que importa é você ouvir inteiro. O artista tem todo o trabalho de gravar um disco bom, escolher desde a primeira música até a última que serão tocadas. Então por que não escutar sua obra completa?
Fiquei muito feliz quando a banda de Surf Music Terremotor lançou o “Veneno da Cana” em vinil (o meu é transparente). Cara, que emoção escutar aquele vinil. Um disco que é impossível você só escutar algumas faixas.
Quando conheci a Zoom Discos, cara! Foi outra emoção! No seu catálogo tem vários EPs incríveis, de bandas que não conhecia na época, como: Cigarras, Faca Cega, Vida Ruim, Clã dos Mortos Cicatrizes, The Jorgettes, Pantanum, WiFi Kills e Rabo de Galo. Lógico que, devagarinho, comprei todos! Claro que lado A lado B sempre. Todos são bons pra cacete!
Outro EP que me surpreendeu foi o Kingargoolas, que disquinho foda! São só três músicas e todas matadoras. Os meninos são de Guarapuava-PR. A banda entrou em um hiato por tempo indeterminado, mas sua obra está disponível a todos.
Outro EP fodástico é da Jacau, da Bahia, um clássico chamado “Tropical Nazismo”. HC na veia do começo ao fim, impossível não pirar o cabeção.
Tem também a The Shorts, de Curitiba. Essa eu não tenho o CD mas tenho o Spotify e vou te falar, nada melhor que escutar todas as músicas que estão disponíveis. Ao todo são dez canções maravilhosas.
Essas bandas citadas são todas do underground, suas obras estão disponíveis em digital ou física, é só pesquisar e quem sabe até adquirir um “disquin”.
Outra banda (só que essa e gringa) é a Wolf Doow da Germânia, com seu CD “Stray From The Path” que é um pusta disco do famoso thrash metal raiz. O melhor que é uma mulher no vocal, e que vocal! Larissa é o nome dela. O full álbum está disponível no YouTube, pesquisa lá quem curte. Você não vai se arrepender. Inclusive estou escrevendo esta matéria escutando o CD, no talo! Os shows deles são insanos, lugares pequenos e alguns festivais. Principalmente em pequenos lugares nem parece que é um show e sim uma reunião de amigos, com o público em cima do palco, dividindo os vocais com a Larissa, confiram!
Outra banda muito legal é a Doll Circus, essa se não me engano também é da Germânia. Formada só por mulheres, as meninas se juntaram a pouco tempo, devem ter uns três, quatro anos de banda e com um CD lançado intitulado Stop Destruction. Esse também compensa escutar inteiro, sem dó. As meninas mandam muito! E as letras são bem politizadas. O nome do disco já diz tudo.
Bom, agora é com vocês, aproveitem as dicas e ouçam pelo menos um álbum inteiro, principalmente do underground, onde estão os melhores. Porque escutar um CD inteiro de funk ou sertanejo ninguém merece, uma música já é um saco, imagina…
Busque uma banda ou algum cantor(a) que traga conteúdo, que te faça pensar, refletir e não essas abobrinhas que esse povo canta. Pior, ainda enche o bolso de dinheiro com essas músicas e letras ridículas, se é que posso chamar isso de música e letra.
Bora escutar um disco decente inteiro!
BORA PRO ROCK!

Rogério Rigoni
FALA, MENINAS E MENINOS DO ROCK”! Assim começa o programa “DNA Rock Paraná e o DNA Rock Brasil, pela radio web Antena Zero de São Paulo! Sou um dos apresentadores e falo do que amo desde que me conheço por gente: múica! E se for autoral, melhor ainda! E já que não tive uma banda, me realizo falando e escrevendo sobre rock and roll! Punk de alma e de coração, vivendo em paz ! E…BORA PRO ROCK!